Pular para o conteúdo principal

Diet, light ou zero

Diet, Light ou Zero?



Conforme o Ministério da Saúde, alimento diet é produzido de forma que sua composição atenda às necessidades de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e doenças específicas. Nesses casos podem ser incluídos os indicados para as dietas com restrição de açúcar ou de sal, gorduras, colesterol e proteínas.
No caso do light é necessário que apresente uma redução na quantidade total de um de seus componentes. Há um referencial de, no mínimo, 25% a menos em calorias e na quantidade de um dos ingredientes (açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio) comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes para que um produto seja light.


O mercado não divulga as informações com a mesma velocidade que lança produtos, e os consumidores ficam cada vez mais perdidos na hora da escolha. É o que vem acontecendo com a nova designação zero, utilizado mais como estratégia de marketing do que como proposta de mudança. No caso dos refrigerantes zero, o açúcar cedeu lugar aos adoçantes, como também acontece com as versões diet e com muitos dos light.


Ao optar por um pudim com zero açúcar, esse produto é igual ao pudim diet sem adição de açúcar. Diante de tais informações, qual seria a versão mais adequada: diet, light ou zero? Seria mais fácil se a versão light dos alimentos viesse com a informação clara de qual redução exatamente se trata se de açúcar ou gordura, já que, em cada caso, as conseqüências para quem consome são diferentes. É importante que o consumidor
fique atento aos rótulos no momento da compra e do consumo, para que eles atendam os objetivos da melhor maneira possível.


Freqüentemente ocorre o erro de se ingerir o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light, mas dificilmente, há a redução de 50% das calorias nesses alimentos.

 DICAS

✔ Diet é um termo usado na maioria das vezes como sinônimo de retirada de algum nutriente, sem implicar, no entanto a redução das calorias do alimento.
✔ A gelatina é um ingrediente natural e saudável, que está sendo muito utilizado pela indústria da alimentação, para substituir açúcar em alguns alimentos, como chocolates, salgadinhos e sorvetes. A adição da gelatina tem a vantagem de manter a textura e o sabor dos alimentos, além de, também, aumentar a quantidade de proteínas, o que ajuda na oferta de produtos com a necessidade do controle de carboidrato.
✔ Os produtos diet fabricados no Brasil podem apresentar no rótulo as expressões: “sem”, “isento de”, “não contém”, entre outras.
✔ Alguns chocolates diet são mais calóricos que sua versão normal. Apesar de não conterem açúcar, estes apresentam mais gordura que os normais e com isso são mais calóricos.
✔ Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de meio grama do nutriente por cem gramas ou 100 ml do produto.
✔ Os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente.
✔ A quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias.
✔ Ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempre tento na hora da compra, pois, como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.
✔ Há alimentos diet que apesar da ausência do açúcar refinado em sua preparação, contém bastante frutose, um açúcar de velocidade de absorção menor do que a glicose, mas também capaz de aumentar as calorias da alimentação diária do diabético. Um exemplo disso são as geléias dietéticas, principalmente as importadas.
✔ Os carboidratos também estão presentes em alguns achocolatados, com percentual altíssimo de 60%. Apesar de estamparem no rótulo a ausência de açúcar, eles podem engordar.
 Adoçantes à base de sucralose não deixam gosto amargo, característico de alguns edulcorantes.
✔ Para que o portador de diabetes possa consumir um alimento dietético, obrigatoriamente deve vir assinalado na embalagem que o mesmo não contém açúcar.
✔ Os especialistas indicados para esclarecimentos e acompanhamentos em dietas são o nutricionista e o médico endocrinologista.

Comentários

  1. O Dr. Léo é um excelente endocrinologista, me ajudou muito e ainda me ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que passei com ele foi mês passado e os resultados já são visiveis, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Simone Arnaut Teixeira22 de novembro de 2010 às 14:17

    Puxa Dr. Leo, sao muito uteis as dicas aqui, gostei bstante... Obrigada Simone

    ResponderExcluir
  4. Esses esclarecimentos foram mto importantes para mim, pois, sempre faço a maior confusão na hora de comprar esse tipo de produto!
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr. Leo, Acho bastante interessante essa matéria sobre obesidade e cirurgia, pois muitas pessoas podem se informar antes de pensar em realizar este tipo de cirurgia, ou verificarem se é isto que desejam.Obrigado!

    Cristiane S. Reis -S.C.Sul- SP.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse artigo sobre diet, light e zero. Algumas coisas eu já tinha conhecimento, porém outras como os achocolatados que podem possuir um alto nível de carboidratos eu já não conhecia.
    Esta semana tenho uma consulta agendada e gostaria de saber se o adoçante a base de sucralose pode ser manipulado, pois tenho aquele receio com alguns adoçantes devido o gosto amargo que deixam.
    Muito obrigada,
    Renata

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

Nectarina

Nectarina Fruto de nome cientifico Prunus persica var. nucipersica da família Rosaceae, originário da China, é considerada uma mutação causada por um gene recessivo no pêssego. Geralmente é aromática e suculenta quando madura, existe na forma de polpa branca e amarela. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 44 kcal Proteína 1,1g Carboidratos 10,6g Lipídios 0,3g Fibras 1,7g Vitaminas e minerais: Vitamina A 332UI Vitamina B1 <0,1mg Vitamina B2 <0,1mg Vitamina B3 0,1mg Vitamina B5 0,2mg Vitamina B6 <0,1mg Vitamina B11 <0,1mg Vitamina C 5,4mg Vitamina E 0,8mg Vitamina K <0,1mg Cálcio 6,0mg Ferro 0,3mg Potássio 201,0mg Fósforo 26,0mg Magnésio 9,0mg Manganês <0,1mg Cobre <0,1mg Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Fortalece o sistema imune Protetor cardiovascular Regulador intestinal Sacietógeno Melhora a saúde óssea Ação antiplaquetária Antitumoral Antigripal Diurética Auxilia no combate as câimbras Antianemico Auxili

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno