Pular para o conteúdo principal

Obesidade e cirurgia - Dr. Leo Kahn

Obesidade



A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indicação médica apropriada. As indicações cirúrgicas para o tratamento da obesidade mórbida são: paciente com IMC superior a 40, ou que tenha pelo menos 45 kg acima do peso ideal. Paciente com IMC entre 35 e 40 com doenças associadas à obesidade, tais como: diabetes, hipertensão arterial, doença das articulações e finalmente tratamentos médicos repetidos e não duradouros para perder peso.

Tipos de cirurgia:

✔ Restritiva: nesse tipo de operação, o tamanho útil do estômago é diminuído artificialmente, como é feito no caso da banda gástrica ajustável. Este tipo de cirurgia depende muito da cooperação do paciente em mudar seus hábitos alimentares e geralmente não tem bons resultados para aqueles obesos que gostam de comer muitos doces.
✔ Disabsortiva: parte do tubo digestivo é desviada do caminho normal dos alimentos, diminuindo sua capacidade de utilização. Tem o inconveniente de poder causar diarreia ou aumento da produção de fezes diárias.
✔ Mista: é o tipo de cirurgia preferida dos cirurgiões, pelos resultados e aceitação por parte dos pacientes. É o caso da Cirurgia de Capella, onde o cirurgião confecciona uma bolsa muito pequena no estômago, com capacidade em torno de 30 ml, ligada ao intestino delgado. No local é colocado um anel restritivo, dificultando ainda mais a passagem do alimento, o que causa a sensação de “estômago cheio” e satisfação precoce. Parte do tubo intestinal é desviada, para que haja menor absorção dos alimentos. É possível realizar as cirurgias pela via convencional (com corte único) ou pela laparoscopia (pequenos orifícios).

Saiba mais:

A cirurgia é contraindicada a indivíduos que sofrem de alcoolismo ou qualquer tipo de dependência química, pacientes portadores de cirrose hepática, e na existência de distúrbios psiquiátricos.
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica comprovou que 15 milhões de brasileiros a partir de 18 anos são obesos e 3,7 milhões são obesos mórbidos.
Segundo o Ministério da Saúde, o número de cirurgias bariátricas aumentou 542% desde 2001.
Depois da cirurgia bariátrica a nutrição tem papel importante porque a quantidade e o tipo de alimentos a serem consumidos devem ser limitados.
A rápida perda de peso leva ao aumento transitório dos níveis de ácido úrico na circulação e quando a hidratação não é suficiente poderá haver formação de pedra nos rins.
O uso de alimentos com açúcar deve ser evitado após a operação, porque o valor calórico é elevado e, dependendo da técnica cirúrgica, poderá ocorrer a Síndrome de Dumping, que é quando o alimento percorre rapidamente o sistema digestório.
Em dietas inferiores a 1.250 Kcal/dia como deve ser feita até o sexto mês de tratamento após a cirurgia bariátrica, é necessário complementar a alimentação com vitaminas e minerais.
Estudos concluíram que a cirurgia bariátrica dobra o risco de fraturas em qualquer local do esqueleto. Esse aumento do risco foi impulsionado principalmente pelas fraturas em mãos e pés, que foram três e quatro vezes, respectivamente, mais frequentes nesses pacientes.
A equipe multidisciplinar responsável pela cirurgia é formada pelo médico gastrocirurgião, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Comentários

  1. Boa tarde, Dr. Léo, tudo bem.
    Como sempre, suas matérias são muito interessantes e muito nos ajudam.
    Lí sobre síndrome do ovário policistico, que sou portadora, mas não encontrei aqui no blog para comentar. Mas gostei muito e tinham muitas informações que eu desconhecia.
    Um abraço
    Solange Regina Ribeiro Peixoto

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!
    Super interessante essa materia e é muito importante para termos conhecimento!!!
    Anna Karina Keresztes Horvath

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, como sempre Dr.Léo nos orientado de como levar um vida mais saudável e com cuidado.
    Um abraço a Dr.Leo e equipe.

    àdila

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr Léo suas materias são muito importante, conseguimos obter explicações, sobre coisas que as vezes só ouvimos falar por alto na tv Parabéns!
    Maria Celeste

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa sua matéria, tem coisas que eu nao conhecia.... Obrigada Andrea

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde! Adorei a matéria me esclareceu algumas dúvidas sobre a cirurgia que penso em fazer mas morro de medo... Um abraço
    Juliana Akemi Bernardes Yoshikawa

    ResponderExcluir
  7. Dr Léo, Adorei essa matéria, afinal já pensei diversas vezes se deveria ou não operar. Tirei parte de minhas duvidas!
    Daniele Marques

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

Nectarina

Nectarina Fruto de nome cientifico Prunus persica var. nucipersica da família Rosaceae, originário da China, é considerada uma mutação causada por um gene recessivo no pêssego. Geralmente é aromática e suculenta quando madura, existe na forma de polpa branca e amarela. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 44 kcal Proteína 1,1g Carboidratos 10,6g Lipídios 0,3g Fibras 1,7g Vitaminas e minerais: Vitamina A 332UI Vitamina B1 <0,1mg Vitamina B2 <0,1mg Vitamina B3 0,1mg Vitamina B5 0,2mg Vitamina B6 <0,1mg Vitamina B11 <0,1mg Vitamina C 5,4mg Vitamina E 0,8mg Vitamina K <0,1mg Cálcio 6,0mg Ferro 0,3mg Potássio 201,0mg Fósforo 26,0mg Magnésio 9,0mg Manganês <0,1mg Cobre <0,1mg Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Fortalece o sistema imune Protetor cardiovascular Regulador intestinal Sacietógeno Melhora a saúde óssea Ação antiplaquetária Antitumoral Antigripal Diurética Auxilia no combate as câimbras Antianemico Auxili

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno