Pular para o conteúdo principal

Intolerância à Lactose - Dr. leo Kahn


Intolerância a Lactose

Distúrbio digestivo que ocorre quando o organismo não produz, ou o faz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose (açúcar do leite).
Quando essa lactose não é digerida, ela passa pelos intestinos, podendo se acumular e ao ser fermentada causa edemas e irritações que dificultam a absorção de vitaminas e minerais.
É importante destacar que a intolerância a lactose não é o mesmo que alergia ao leite, pois a alergia ocorre quando a proteína do leite é ingerida e acontece uma reação com sintomas muito mais severos como: congestão respiratória, edema, coceira, vômitos e outros.
A deficiência primária em lactase é um problema que dura à vida inteira, sendo necessário substituir o leite e seus derivados na dieta, mas existe outro tipo de intolerância a lactose chamada vulgarmente de ‘temporária’, que se manifesta quando o organismo do bebê ainda não está ‘maduro’ o suficiente para assimilar grandes doses de lactose, sendo que este tipo de deficiência tende a desaparecer com a idade.
Acomete principalmente indivíduos de origem asiática, africana, mediterrânea e do Norte europeu, sendo que no Brasil cerca de 70% apresentam algum tipo de intolerância. Nos Estados Unidos essa porcentagem atinge 30 milhões de pessoas com idade inferior a 20 anos.

Existem três formas desta deficiência:
Congênita – por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase, forma rara e crônica.
Primária – diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e até o fim da vida, é a mais comum.
Secundária – a produção de lactase é afetada por doenças  intestinais, como diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.

Sinais e Sintomas:
- Distensão abdominal;
- Cólicas;
- Diarreia;
- Flatulência;
- Náusea;
- Bebês ou crianças podem ter um crescimento mais lento ou perda de peso.
- Os sintomas costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados.
- O diagnóstico é realizado pela história, avaliação clínica e através de exames específicos: enteroscopia, teste de intolerância a lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

SAIBA MAIS:
Geralmente, a diminuição ou a remoção de produtos lácteos da dieta melhora os sintomas da intolerância a lactose.
Leia os rótulos dos alimentos para saber qual é a composição do produto e também a bula dos remédios, porque vários deles incluem lactose em sua fórmula.
Leite de soja, de arroz, de aveia não contém lactose.
Ausência de leite na dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína.
Talvez, seja necessário encontrar novas maneiras de acrescentar cálcio à sua dieta, são necessários 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia.
Verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como  feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também funcionam como fontes de cálcio;
Como a intolerância a lactose não é uma doença e sim uma deficiência do organismo, ela pode ser facilmente controlada, permitido que a criança tenha uma vida saudável e tranquila.
A maioria das pessoas com baixos níveis de lactase pode tolerar de 55 a 115 gramas de leite de uma só vez (até meia xícara) sem ter sintomas.
O tratamento de intolerância a lactose baseia-se na fixação de um nível de tolerância.
Para identificar e tratar de uma criança com a intolerância é necessário à avaliação de um médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A