Pular para o conteúdo principal

Soluço - Dr. Leo Kahn

Soluço

Estímulo espasmódico reflexo e involuntário do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração, levando a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório.
Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, prejudicando a passagem de ar para os pulmões e produzindo o som típico e característico do soluço.
Na maioria das vezes são inofensivos e passam em poucos minutos, mas quando se tornam recorrentes devem ser investigados, pois pode haver alguma alteração importante a nível nervoso central, metabólico, gastrointestinal, respiratório, irritação do nervo vago ou frênico, pós-operatórios e fatores emocionais.
A ingestão de grande quantidade de alimentos, bebidas carbonatadas, deglutição de ar, mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis.
Cerca de 80% dos bebês apresentam episódios frequentes de soluços, mas na verdade, eles começam a soluçar ainda dentro do útero. Acredita-se que os soluços são importantes para o desenvolvimento do sistema respiratório dos fetos, servindo como exercícios para o diafragma e outros músculos respiratórios.
O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico do paciente, sendo necessária uma investigação minuciosa com a realização de exames de raios-X de tórax, exame de sangue, neurológico, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva entre outros.

SAIBA MAIS:

A maioria dos ataques de soluço dura alguns minutos e é grande o número de tratamentos caseiros indicados.
Muitas dessas soluções realmente funcionam, mas é muito difícil avaliar a eficácia de medidas tão empíricas, como são inócuas vale a pena tentá-las no início da crise.
Chupar gelo ou fazer gargarejo com água gelada estimula o nervo vago, que age sobre o diagrama, mas que também inerva desde a garganta até o estômago.
Beber água quente.
Respirar dentro de um saco de papel.
Chupar limão ou comer gengibre.
Tracionar a língua ou tocar na úvula com um objeto, tipo um canudo.
Comer uma colher cheia de açúcar ou mel.
Dobrar os joelhos e abraçar as pernas, comprimindo o peito.
Beber líquidos enquanto pressiona o nariz.
Experimentar um pouco de vinagre.
Ao tomar um susto, aumentamos subitamente à liberação de adrenalina, que entre outras ações, age diretamente na contração do diafragma.
Prendendo o ar e ficando alguns segundos sem respirar, o nível de gás carbônico (CO2) no sangue se eleva, sendo este um forte estímulo para que o cérebro ative os nervos do diafragma, obrigando-o a se contrair.
Os soluços que duram mais de 48 horas devem ser investigados, pois fatalmente são causados por algum problema médico.
Nestes casos, o tratamento dos soluços passa pelo tratamento da causa de base.
Se o paciente tem uma infecção do ouvido, o tratamento é com antibióticos; se tem níveis de sódio no sangue muito baixo, a reposição de sódio faz o soluço parar;  se a causa for um medicamento, suspende-se o remédio, etc.
Procure o médico se as crises durarem mais de 24 horas, principalmente se interferirem com o sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

Nectarina

Nectarina Fruto de nome cientifico Prunus persica var. nucipersica da família Rosaceae, originário da China, é considerada uma mutação causada por um gene recessivo no pêssego. Geralmente é aromática e suculenta quando madura, existe na forma de polpa branca e amarela. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 44 kcal Proteína 1,1g Carboidratos 10,6g Lipídios 0,3g Fibras 1,7g Vitaminas e minerais: Vitamina A 332UI Vitamina B1 <0,1mg Vitamina B2 <0,1mg Vitamina B3 0,1mg Vitamina B5 0,2mg Vitamina B6 <0,1mg Vitamina B11 <0,1mg Vitamina C 5,4mg Vitamina E 0,8mg Vitamina K <0,1mg Cálcio 6,0mg Ferro 0,3mg Potássio 201,0mg Fósforo 26,0mg Magnésio 9,0mg Manganês <0,1mg Cobre <0,1mg Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Fortalece o sistema imune Protetor cardiovascular Regulador intestinal Sacietógeno Melhora a saúde óssea Ação antiplaquetária Antitumoral Antigripal Diurética Auxilia no combate as câimbras Antianemico Auxili

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno