Pular para o conteúdo principal

Maratona e a Rabdomiólise

                                                   
                                                Maratona e a Rabdomiólise

     Lesão grave do tecido musculoesquelético, que ocorre na maioria das vezes pelo excesso de exercícios prolongados como maratonas e ultra maratonas.
     O resultado é a morte das fibras musculares através dos radicais livres gerados principalmente pela respiração celular, provocando a peroxidação lipídica e levando a liberação de substâncias intracelulares, principalmente a mioglobina.
     Quando essa proteína cai na corrente sanguínea é filtrada pelos rins, que podem ficar sobrecarregados, pois é muito tóxica, podendo levar a uma insuficiência renal aguda e a óbito o indivíduo. 
     Outros distúrbios que podem ocorrer:
     Desequilíbrio eletrolítico com níveis alterados de potássio e cálcio, arritmia e até mesmo parada cardíaca.
     Inflamações hepáticas que prejudicam ainda mais a filtragem de toxinas no corpo.
     A Coagulação intravascular disseminada que tem como causa a hiperatividade do fator de coagulação, fazendo com que pequenos coágulos se formem pelo corpo, obstruindo vasos e parando o fornecimento de sangue a vários órgãos importantes.
      A síndrome compartimental que inicia com o edema no interior dos músculos lesionados, devido à pressão nas faixas em torno do músculo sufoca o fornecimento de sangue, podendo até destruir permanentemente o tecido muscular.
     Nos EUA são relatados anualmente cerca de 26 mil casos de rabdomiólise.

SINAIS E SINTOMAS:

ü  Fraqueza e dor muscular.
ü  Urina escura.
ü  Diminuição na produção de urina.
ü  Inchaço das mãos e pés.
ü  Falta de ar.
ü  Letargia.
ü  Náuseas. 
ü  Tontura.

     O diagnóstico é realizado através do histórico e exame físico, quando o médico analisa os músculos maiores do seu corpo, especialmente as partes doloridas, para ver se ainda há sensibilidade ou se o tecido muscular morreu. Exames de sangue devem ser solicitados como: creatinoquinase (Ck), mioglobina, cálcio, potássio e creatinina.
SAIBA MAIS:
A rabdomiólise sempre é iniciada por uma lesão muscular.
Essa lesão pode ser causada por: meios físicos ou químicos; doenças genéticas ou hereditárias, problemas endócrinos e metabólicos.
Causa importante da rabdomiólise é o alto consumo de estatinas, uso de outros fármacos e níveis elevados de álcool.
Evite o uso de anti-inflamatórios. 
No treino aprenda a ingerir grandes quantidades de líquidos se você vai competir em clima quente e úmido, a adaptação ao calor é importante para evitar a perda excessiva de sódio através do suor.
É muito importante a adaptação do treinamento ao percurso da prova.
Verifique seu peso antes e após o treino ou competição, a diferença é a quantidade de líquido perdido que deverá ser reposto.
O atleta deve aprender a tolerar o desconforto de carregar maiores quantidades de água em seu estômago, sem perder o ritmo de sua passada, pois só assim conseguirá ingerir grandes quantidades de líquidos, e dessa forma minimizar os efeitos da desidratação e consequentemente a diminuição do rendimento.
Beba água e soluções contendo carboidratos e sódio em concentração e frequência adequadas.
Sinais e sintomas que o seu corpo apresenta como: calafrios, arrepios, tonturas, dor muscular exagerada, náuseas, perda da coordenação, entre outros, indicam que algo está errado.
Pare para descansar um pouco e aproveite para comer e se hidratar corretamente.
Saiba o momento de abandonar a prova, se for o caso, além do desempenho, o objetivo principal deve ser a diversão.
Evite várias competições durante o ano, maratonistas profissionais conseguem ótimo desempenho em no máximo duas provas/ano devido a fatores fisiológicos.
A recuperação da maratona é demorada.
Procure um médico do esporte ou nutrólogo.


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A
Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc