Pular para o conteúdo principal

Intoxicação Alimentar

                                                

      Também conhecida como Intoxicação Gastrointestinal, tem como causa a ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos que afetam o sistema digestivo.
     A do tipo bacteriana que é a principal causa de contaminação ocorre principalmente pela Salmonela e Estafilococos áurea, devido à facilidade de se multiplicarem no interior do intestino. Outros contaminantes são: Shiguella, Campylobacter jejuni, E. coli, Clostridium, Yersínia, parasitas, toxinas entre outros.
      Essa contaminação pode ocorrer durante o preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos, sendo mais comum entre idosos e crianças.
     Nos Estados Unidos essa doença resulta em mais de 300.000 hospitalizações por ano, causando cerca de 5.000 mortes.
Fatores de risco:
ü  Alimentos contaminados ou estragados.
ü  Agua contaminada.
ü  Utilização de carne, ovos e leite, que foram contaminados ao entrar em contato com as fezes de animais infectados.
ü  Toxina que a bactéria encontrada na pele produz e contamina os alimentos no momento de seu preparo ou manuseio.
ü  Falta de higiene no preparo da comida.

Sinais e Sintomas:
ü  Cólicas abdominais.
ü  Enjoos.
ü  Vômito.
ü  Diarreia.
ü  Febre.
ü  Dor de cabeça.
ü  Mal-estar.
ü  Desidratação.
ü  Perda de peso.
ü  Hipotensão arterial.
     O diagnóstico geralmente é clínico, o histórico e os sintomas devem ser levados em consideração, principalmente se indivíduos próximos apresentaram o mesmo quadro.
    Exames de laboratório como hemograma, glicemia, eletrólitos e protoparasitológico podem auxiliar a investigação e tratamento.
SAIBA MAIS:
A intoxicação alimentar, embora comum, pode ser prevenida facilmente.
 85 % das comidas estragadas podem ser evitadas seguindo-se as normas de higiene.
Os idosos perdem o sistema imunológico e não respondem rapidamente aos organismos infecciosos.
Crianças também são vulneráveis já que ainda não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido.
Lave bem as mãos antes das refeições, ou antes, de lidar com alimentos.
Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira.
Lave os utensílios de cozinha após ter lidado com alimentos crus.
Evite comer carne crua e mal passada qualquer que seja sua procedência.
Especialmente a carne e os miúdos de frango, assim como os ovos devem ser bem cozidos porque são os transmissores mais comuns da Salmonella.
Não se esqueça de que ovos crus são ingredientes de pratos como a maionese e doces.
Utilize leite fervido ou pasteurizado.
Mergulhe verduras e hortaliças que serão ingeridas cruas numa solução de água com hipoclorito de sódio ou preparada com uma colher de água sanitária para cada litro de água.
Não aproveite alimentos em conserva cujas embalagens estejam estufadas ou amassadas.
Faça uso de chás; suco natural; água de coco e água durante o tratamento.
Geralmente o quadro melhora dentro de um ou dois dias.
Às vezes a intoxicação alimentar pode ser muito perigosa.
Procure seu médico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A