Pular para o conteúdo principal

Verão

Nesta página abordarei cuidados que devemos tomar no verão, doenças relacionadas e tratamentos adequados.

Cuidados com o sol
O sol é indispensável à nossa saúde, provoca sensação de bem-estar, alegria, mas seus raios podem ser muito nocivos à saúde podendo levar à morte. A insolação é uma doença de verão muito comum àqueles que querem se bronzear rapidamente mediante exposição excessiva ao sol, deixando a pele desprotegida, o que causa desidratação e queimaduras.


Os dias nublados camuflam o contato direto dos raios solares, que podem ultrapassar as nuvens em até 70% da irradiação, portanto, os cuidados devem ser os mesmos para evitar o a exposição direta em excesso. O grau de estresse causado pelo calor pode variar de acordo com a idade, sexo e características do corpo.

Com a temperatura do meio ambiente entre 27ºC e 32ºC, entramos em nível de atenção, com possível fadiga em casos de exposição prolongada e atividade física. E cuidado com a temperatura entre 32º e 41º, que pode causar quadro de cãibras, insolação, esgotamento para exposições prolongadas e atividade física. Acima de 41ºC, alcançamos o nível de perigo, com a certeza do quadro anterior, mais a possibilidade de danos vasculares cerebrais (AVC).

Como se manifesta:

  • _ Pele avermelhada e quente;
  • _ Pulso acelerado e forte;
  • _ Dor de cabeça;
  • _ Sede intensa;
  • _ Vômitos;
  • _ Aumento da temperatura do corpo;
  • _ Falta de ar;
  • _ Convulsão;
  • _ Inconsciência;

Como proceder:

  • _ Procure sombra e água fresca;
  • _ Remova a pessoa para um lugar fresco e arejado;
  • _ Banho de imersão com água fria;
  • _ Coloque toalhas umedecidas sobre o corpo;
  • _ Deixe-a com roupas leves, claras e confortáveis;
  • _ Procure hidratar com líquidos em doses pequenas a cada cinco minutos e, se necessário, soro caseiro; 
  • _ Uso de hidratantes para o corpo;
  •  _ Em caso mais grave, envolva num lençol molhado e leve rapidamente ao hospital. 
Como prevenir:

  • _ Tome pelo menos um copo de água antes de se expor ao sol, depois repita o gesto pelo menos a cada duas horas;
  • _ Procure não tomar diretamente sol entre 10h e 16h (horário de verão);
  • _ Utilize filtro solar;
  • _ Não exponha crianças e pessoas idosas, pois são mais sensíveis aos efeitos do sol;
  • _ Nunca deixe uma criança trancada em um carro exposta ao sol;
Cuidado: ficar embaixo do guarda-sol engana. Mesmo sem se expor diretamente ao raio solar, este geralmente reflete na areia e na água aumentando a temperatura do corpo pelo calor, causando a intermação, com sintomas iguais aos da insolação.


Outro sintoma freqüente são as queimaduras solares, que geralmente surgem nos primeiros dias de exposição solar, em uma pele desacostumada ao sol e mal protegida. Podemos classificá-las em duas fases. Na primeira, mais comum, a pele fica com manchas vermelhas, dolorosas e ardentes que tendem a desaparecer após dois dias e posterior descamação. A segunda, muito mais grave, junto com as manchas formam-se lesões bolhosas, principalmente nas áreas mais expostas e o tratamento deve ser realizado por médico.

  
Evite:

  • _ Exposições prolongadas e repetidas ao sol ;
  • _ Horário das 10h ás 16h, pois tem grande incidência de raios ultravioleta B;
  • _ Procure a sombra nesse período;
  • _ O bronzeamento leva de 48 a 72 horas para começar a liberar a melanina, que dá cor à pele. 
Dicas:

  • – Use regularmente filtro solar;_ Geralmente aplicar 30 minutos antes da exposição  solar;  
  • _ Repetir de duas em duas horas em exposição contínua;
  • _ Após mergulho, exercícios ou suor excessivo;
  • _ Utilize também protetor solar para lábios;
  • _ Roupas secas, claras, e não aderidas à pele;
  • _ Chapéu com abas largas;
  • _Óculos escuros com 99% de proteção UV, protegem contra danos da radiação solar;
  • _ Ficar à sombra é benéfico, mas não é medida suficiente.

Protetor solar para tipos de pele
Tipos de peleBronzearProtetor solar
Muito sensívelNunca ou raramenteFPS 20 a 30
SensívelGradual e moderadamenteFPS 15 a 20
Moderadamente sensívelGeralmenteFPS 10 a 15
Minimamente sensívelMuitoFPS 8 a 10
InsensívelProfundamenteFPS 8 ou menor

________________________________________________________________________


Cuidados no Verão

Durante o verão, as temperaturas ficam mais altas e os dias são mais longos, causando mudanças no meio ambiente e, para se adaptar à nova situação, o corpo humano aumenta a transpiração para conseguir manter sua temperatura, levando à perda de água e sais que, se não repostos adequadamente, podem levar à desidratação.
Com o calor, os passeios à praia, piscinas e parques são mais frequentes, o que significa maior cuidado em relação ao sol, alimentação, vestuário e acidentes. As crianças são mais sensíveis aos raios solares do que os adultos, por isso é preciso adotar medidas especiais.


O excesso de exposição ao sol pode causar danos à pele, além de contribuir para doenças mais sérias, como o câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino o que facilita o aparecimento de catarata etc.
Com o aumento da sudorese, as roupas devem ser de algodão, finas, folgadas e claras de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor; as roupas íntimas também devem ser de algodão. Na praia, sungas e biquínis são os trajes ideais, porém devem ser retirados assim que possível, pois a roupa molhada, após sair da praia, favorece o surgimento de micoses da pele. Não deixe as crianças pequenas sem roupa; o contato com a areia ou cadeira suja pode trazer problemas de pele e no trato geniturinário.


A alimentação no calor deve ter muito líquido e frutas. Nada de comidas pesadas e frituras. Devem-se ingerir pelo menos dois litros de água, sucos, chás, água de coco. Inclua saladas bem coloridas na dieta. Frutas e legumes, ricos em caroteno e em vitaminas, deixam a pele mais protegida contra os raios solares.


Muitas crianças sentem atração pelo mar, por isso podem dar mais trabalho na praia. Para evitar sustos, tente colocar uma piscininha com água perto de você, de preferência sob o guarda-sol. As crianças devem sempre usar boias e coletes salva-vidas quando entrarem no mar ou piscina e sempre devem estar acompanhadas por um adulto. Não deixe as crianças sozinhas perto da água, principalmente as menores. Como imprevistos acontecem, assim que chegar mostre algum sinal através do qual possam localizar você, como o letreiro da barraca ou a cor de seu sombreiro.


Deve-se tomar cuidado também com os insetos, que são muito comuns nessa época do ano. Não deixe nada que acumule água no quintal e use sempre repelente.


SAIBA MAIS:

✔ Não use filtro solar em bebês com menos de seis meses de idade e mantenha-os na sombra.

✔ Evite o sol entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.

✔ Proteja a criança com chapéus e roupas.

✔ Os melhores filtros solares para crianças são os de fator de proteção solar 30 (FPS 30) ou maior, também chamados de bloqueadores solares. O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição; reaplique o filtro solar a cada duas horas.

✔ Não manuseie limão e laranja em contato com o sol, pois eles contêm substâncias que provocam queimaduras com bolhas e manchas. Após ter contato com algum desses alimentos, lave bem as mãos e a boca antes de se expor ao sol.

✔ Exercícios na praia são uma prática muito saudável, mas comece devagar, sem exageros, e faça alongamento antes, pois a areia fofa pode provocar lesões.

✔ Ao andar descalço na praia, cuidado com a areia quente e também com as doenças provocadas por larvas ou fungos que se escondem na areia; use um chinelo leve e confortável.

✔ Se você não conhece a praia, não nade onde o nível da água ultrapasse a altura do peito, para não ficar à mercê da ação das correntes. Sempre respeite o mar e não ultrapasse seus limites.

✔ Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.

✔ Não se engane com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina.

✔ Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.

✔ Evite bebida com cafeína, álcool ou muito açúcar.


✔ Use chapéu ou boné quando sair ao sol; também não se esqueça dos óculos escuros com proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina.

✔ Tenha cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.

✔ Para manter a pele saudável, é importante ingerir alimentos ricos em vitamina C , que tenham propriedades antioxidantes, que pode ser encontrado em frutas como acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango e vegetais verdeescuros, como agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula.


✔ O cuidado com o preparo e conservação dos alimentos, principalmente vegetais e carnes, também é ainda mais importante no verão devido ao calor. É importante que sejam mantidos sob refrigeração e bem acondicionados em recipientes próprios.
________________________________________________________________________

Doenças do verão

Com a chegada da estação do calor, estamos propícios ao deleite de piscinas, praias, bronzeamentos e, junto com essas atividades, o verão pode trazer algumas doenças típicas dessa estação do ano. Elas são mais freqüentes nessa época devido à exposição inadequada ao sol, perda de líquidos e uso de práticas prejudiciais à pele.
As mais freqüentes são as micoses, herpes labial, queimaduras solares, insolação e desidratação. Neste momento vamos nos ater às doenças da pele, o maior órgão do corpo humano, representando 16% do peso corpóreo total, com uma área de 20 mil cm², volume de 4 mil ml e com vasos cutâneos que contêm 30% do sangue circulante do organismo. Constituindo uma barreira entre os meios externo e o interno, a pele desempenha papel fundamental na proteção contra o frio e o calor; e no equilíbrio de água e eletrólitos do corpo humano.

Micoses: São infecções causadas por fungos ou leveduras que atingem mais a pele e as unhas.

Micose de unha (Onicomicoses) – é mais comum nas unhas dos pés e em mulheres. Começa com uma lesão esbranquiçada no canto da unha, que vai aumentando e deixando a unha grossa e quebradiça. É necessário tratamento com antimicóticos locais e orais. O tratamento  dura em média de três a seis meses, obtendo melhora completa entre nove meses e um ano. Para que isso não ocorra, enxugue seus pés e mãos muito bem após o contato com água, dê preferência a calçados abertos, tenha seus próprios utensílios para manicure e use chinelos de borracha em banheiros públicos.


Pé-de-atleta (Tinea Pedis) – Essa micose ocorre entre os dedos e sola dos pés, causando coceira, pele esbranquiçada e descamativa, muito comum em pessoas que utilizam sapatos fechados por longos períodos. O tratamento geralmente se dá pela utilização de antimicóticos tópicos, uso de sandálias e cuidado em deixar o espaço entre os dedos bem secos e arejados.

Micose de corpo (Tinea Corporis) – Lesão escamosa, circular e borda elevada, geralmente acomete dobras de braços, joelhos e axilas. Transmissível por meio de toalhas e roupas. O tratamento é feito com antimicóticos tópicos.


Micose de virilha (Tinea Cruris) – Manchas avermelhadas de coceira intensa que acometem as virilhas, nádegas e abdome. Deve-se manter a pele bem seca nessas regiões, utilizar roupas íntimas de algodão e procurar seu médico para o tratamento.


Micose de Praia (Ptiríase Versicolor) – Manchas geralmente claras ou acastanhadas, avermelhadas nas bordas, altamente contagiosas, adquiridas em piscinas e praias com alto índice de freqüência de pessoas. O tratamento inclui cremes tópicos e xampus.


Herpes Labial – Doença viral que atinge a maior parte da população, não tem cura, fica em estado latente, e se desencadeia geralmente em situações de frio ou calor excessivo e períodos de estresse acentuado. Começa com ardor e coceira no lábio; após algumas horas aparece um pequeno inchaço e lesões bolhosas em cachos, dolorosas. Essa é a fase mais transmissível da doença. Após alguns dias aparecem lesões crostosas na área, até o termino do período da manifestação da doença. Pode demorar de sete a 10 dias desde o início até o término. Utiliza-se um creme tópico para minimizar os efeitos da doença. Durante o período bolhoso, o paciente deve evitar o beijo, manuseio da ferida e uso de talheres e copos que possam conter resíduos do líquido das bolhas.



Como a melhor medida é a prevenção, aqui vão algumas dicas para o cuidado da saúde da pele nessa época do ano:


✔ Beba bastante líquido para manter a pele hidratada, lembrando que só se hidrata de dentro para fora e que os hidratantes tópicos ajudam apenas impedindo a perda de água. Dois litros de água ao dia são suficientes.


✔ Cuidar da pele implica, muitas vezes, em mudanças de hábitos. Utilize sempre filtro solar com FPS (Fator de Proteção) mínimo de 20, não fique exposto ao sol entre 10 e 15 horas, sempre se protegendo com camiseta, boné e óculos escuros.


✔ Procure utilizar calçados abertos.


✔ Enxugue o corpo com toalha seca, limpa, trocando-a todos os dias.


✔ Pare de fumar. A nicotina prejudica a saúde da pele, diminuindo o fluxo sanguíneo e deixando-a desnutrida, amarelada e ressecada.

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

Nectarina

Nectarina Fruto de nome cientifico Prunus persica var. nucipersica da família Rosaceae, originário da China, é considerada uma mutação causada por um gene recessivo no pêssego. Geralmente é aromática e suculenta quando madura, existe na forma de polpa branca e amarela. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 44 kcal Proteína 1,1g Carboidratos 10,6g Lipídios 0,3g Fibras 1,7g Vitaminas e minerais: Vitamina A 332UI Vitamina B1 <0,1mg Vitamina B2 <0,1mg Vitamina B3 0,1mg Vitamina B5 0,2mg Vitamina B6 <0,1mg Vitamina B11 <0,1mg Vitamina C 5,4mg Vitamina E 0,8mg Vitamina K <0,1mg Cálcio 6,0mg Ferro 0,3mg Potássio 201,0mg Fósforo 26,0mg Magnésio 9,0mg Manganês <0,1mg Cobre <0,1mg Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Fortalece o sistema imune Protetor cardiovascular Regulador intestinal Sacietógeno Melhora a saúde óssea Ação antiplaquetária Antitumoral Antigripal Diurética Auxilia no combate as câimbras Antianemico Auxili

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno