Pular para o conteúdo principal

Enxaquecas

Dores de cabeça atrapalham o dia de uma grande parte dos brasileiros, geralmente atingem 16% das mulheres e 6% dos homens.




 

Dores de cabeça atrapalham o dia de uma grande parte dos brasileiros, geralmente atingem 16% das mulheres e 6% dos homens.
Nas mulheres tem início na puberdade e se prolongam pela sua vida fértil, podendo melhorar durante as gestações e pós-menopausa.

As crises da enxaqueca apresentam-se como:

✔ Dor pulsátil ou latejante (podendo ser em pressão ou aperto) nas regiões da fronte e têmpora;
✔ A dor se apresenta mais de um lado da cabeça (em 40% dos pacientes é dos dois lados). A intensidade é moderada a severa ou severa; acompanhadas de desconforto gástrico e até vômitos, com intolerância a luz, sons altos e cheiro forte.
✔ Geralmente incapacita o paciente para as suas atividades normais. Ela piora com esforços ou atividades físicas e se inicia leve;
✔ Duram em média de 4 a 72 horas quando não são tratadas ou o são de forma ineficaz e geralmente terminam de forma gradual.

Acredita-se que elas ocorram espontaneamente ou por fatores externos em áreas especificas do cérebro com envolvimento de vias nervosas e substancias química que quando liberadas provocam a dor, com componentes genéticos, pois comumente encontramos dentro de uma mesma família vários indivíduos com essa doença disfuncional.
É importante diferenciar a enxaqueca de outras formas de dor de cabeça que são sintomas de outras doenças (sinusites, hipertensão, dor pós-trauma craniano, tumores e outras), para isso é de fundamental importância que procure um médico clinico geral ou neurologista para a realização do diagnóstico correto e tratamento.

SINAIS ANTES DAS CRISES:

✔ Há pessoas que sentem que vão ter uma crise de enxaqueca antes de aparecera dor, por meio de “avisos” que o organismo pode fornecer, um dia ou algumas horas antes, com sensações do tipo:
✔ Desconforto na cabeça;
✔ Bocejos freqüentes;
✔ Irritabilidade;
✔ Perda da capacidade de concentração ou raciocínio;
✔ Diarréia;
✔ Desejo exagerado por algum tipo de alimento ou aversão total;
✔ Desconforto abdominal;
✔ Palidez (muito freqüente em crianças);
✔ Muitas apresentam alterações visuais (visão embaçadas, flash luminoso, perda parcial da visão), são classificadas como crises que podem durar cerca de 30 minutos, e logo após desencadeia a enxaqueca.

EVITE:

✔ Bebida alcoólica,
✔ Cheiros fortes,
✔ Exposição solar,
✔ Estresse emocional,
✔ Esforço físico em excesso,
✔ Alguns alimentos que acentuam as crises e as freqüências da enxaqueca:
✔ Café, chá mate e preto, refrigerantes (tipo cola),
✔ Chocolate, aspartame,
✔ Carnes defumadas, enlatados, embutidos,
✔ Amendoim, queijos amarelos,
✔ Manteiga, bebida achocolatada,
✔ Azeitonas, ervilhas, picles, vagem,
✔ Figo, passas, nozes, mamão,
✔ Alimentos industrializados com glutamato monossodico,
✔ Sorvetes, bolos e bolachas de chocolate,
✔ Pizzas e macarrão com molhos de queijo.

Comentários

  1. GOSTEI MUITO SOBRE MATERIA ENXAQUECA POIS SOFRO DESSE MAL A 15 ANOS.BJUS

    ResponderExcluir
  2. Dr. Leo ...
    Quem não tem enxaqueca, hoje em dia....
    Adorei as dicas que nos ajuda muito!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a materia me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Tenho crises muito fortes...faço até tratamento com acumpuntura. As crises mais fortes são na TPM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A