Pular para o conteúdo principal

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão).

Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais.

Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo.

Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas finanças de forma descontrolada; torna-se impulsivo, irrascível, promíscuo e inconsequente. O senso crítico e moral podem ficar seriamente comprometidos nesta fase da doença.

Sinais e Sintomas:

**Durante a fase de mania:
Sentir-se como “no topo do mundo” e ter abundância de energia,
Parecer falar e pensar rapidamente.
Expor numerosas idéias.
Pensar que é invencível.
Ter comportamentos imprudentes ou perigosos para si e outros ao redor.
Ter delírios de fama.
Acreditar que tem relacionamento especial com alguém famoso.
Sofrer de falta de sono, ser facilmente distraída e freqüentemente irritável.

**Durante a fase depressiva:
Sentimento de falta de esperança.
Perda de todo o interesse em outras pessoas e atividades usuais.
Sofrer flutuação de peso.
Sentimento de cansaço contínuo.
Dormir mais que o comum ou ter insônia.
Queixa de dores inexplicáveis.
Problemas de concentração.
Risco de suicídio.

A procura pelo auxilio médico geralmente acontece em fases depressivas, mas podem chegar na emergência psiquiátrica por fases eufóricas intensas quando é realizado o diagnostico através do histórico do paciente.


SAIBA MAIS:

A doença pode se manifestar em crianças, porém talvez pela dificuldade em identificá-la, se manifesta em grande parte em adultos, por volta dos 15 a 25 anos.
Quando um dos pais apresenta o Transtorno Bipolar, existe de 25 a 50% de chance de acometer o filho.
Quanto maior distância de parentesco, menor a possibilidade de ter a doença.
O paciente intercala períodos de extrema euforia, outros de grande depressão e fases de normalidade. Com o passar dos anos, os episódios passam a ter intervalos cada vez menores. Há ainda casos em que o indivíduo apresenta apenas um episódio durante toda a vida.
Não use bebidas alcoólicas e cafeinadas.
Tenha uma vida saudável com horas de sono suficientes e em horário regular.
Alimentação equilibrada.
Realize atividades físicas diárias.
Através da psicoterapia o paciente com transtorno bipolar pode aprender a lidar com situações e pessoas de modo a evitar episódios maníaco-depressivos.
A terapia eletroconvulsiva é usada em casos mais graves e somente quando outros tratamentos foram ineficientes ou não puderam ser usados.
O apoio e a compreensão da família e de amigos são de grande valia ao doente.

Em caso de sintomas procure o médico psiquiatra que aconselhará o tratamento adequado.





Comentários

  1. Oi Dr Léo,
    Adorei a matéria muito esclarecedora.
    Preciso urgente passar em consulta...
    Abraços.
    Thais helena Ferreira Antunes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr. Léo, boa tarde!
    Estou adorando seu blog, fui sua paciente em 2006, no seu consultório em SBC, aki no seu site encontrei seu fone, vou marcar uma consulta em breve!
    Está de parabéns, estou adorando as postagens!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, estou começando a estudar este transtorno. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Essa reportagem é mais que importante é necessária, conheço várias pessoas que fazem tratamentos para a "Sindrome do Pânico", eu tb já passei por este problema e é muito sério o que sua mente pode lhe causar. É isso aí Dr. Léo, parabéns por este artigo, um mal que acomete muitas pessoas, e as vezes elas nem sabem que tem este problema.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Léo estou muito feliz com os resultados que já obtive, no inicio eu pensava que era quase impossivel, mas você me ajudou bastante e ajuda ainda. Obrigado.

    Juliana de Lima Battistin

    ResponderExcluir
  6. Vanessa Augusta de Almeida6 de dezembro de 2011 às 12:25

    Gostei da matéria, fico contente que temos bons médicos para escrever e esclarecer nossas duvidas. Obrigada Dr Léo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, me identifiquei muito...tenho vários sintomas da depressiva. Inclusive faço tratamento com psiquiatra há um ano, e nesse período engordei 15 quilos. :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A