Pular para o conteúdo principal

Câimbras - Dr. Leo Kahn

Câimbras

Dor intensa causada por uma contração muscular súbita, involuntária, dolorosa e não reversível espontaneamente. Essas contrações geralmente ocorrem em membros inferiores e em espasmos, sendo visíveis os músculos e tendões contraídos.

Cerca de 95% da população será acometido por cãibras em algum momento da sua vida, mas são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.

As causas mais comuns são:
Uso exagerado da musculatura
Desidratação
Baixas temperaturas
Má circulação
Compressão de raízes nervosas
Carência de sais minerais (potássio, cálcio e magnésio).
Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio)
Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).

Outras causas podem desencadear as câimbras são doenças sistêmicas tais como:
Obesidade,
Diabetes,
Alcoolismo,
Hipotireoidismo,
Doença de Parkinson,
Varizes,
Renais crônicos,
Cirrose hepática,
Falta de complexo B
Anemia.

Alguns medicamentos também podem causar câimbras:
diuréticos,
hipotensores,
broncodilatadores,
redutores de colesterol entre outros.

Existem as câimbras noturnas, que estão presentes em quase 50% das pessoas acima de 50 anos e com frequência, pelo menos, de três vezes por semana.
Elas ocorrem durante o sono e atacam de forma súbita, acometendo principalmente os músculos dos membros inferiores, com contrações que duram de segundos a vários minutos, e são aliviadas por alongamento dos músculos afetados.
A causa para as câimbras noturnas nas pernas costuma ser uma daquelas já descritas, mas em muitos casos ela é idiopática, ou seja, não apresenta causa identificável. São indivíduos que habitualmente têm história familiar de câimbras e que, por mais que se investigue, não conseguimos detectar nenhum tipo de alteração que a justifique.

SAIBA MAIS:
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações, os mais comuns são: panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.
A maioria dos indivíduos tem câimbras nas pernas apenas durante a noite, permanecendo livres das contrações involuntárias durante o dia.
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises.
Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente.
Realize exercícios de alongamento e se hidrate bem.
Evite excesso de álcool e cafeína, pois ambas são diuréticas e favorecem a desidratação.
Faça uma dieta balanceada rica em frutas e verduras.
A banana é um alimento rico em potássio, mas também contém carboidratos. Além disso, não está provado que ela seja altamente eficaz para prevenir os episódios de câimbras.
Aplicação de calor no local melhora o relaxamento dos músculos.
O lençol deve ficar solto, se ficar preso pode forçar a flexão ou extensão dos pés, favorecendo a ocorrência das contrações involuntárias.
Quando se manifestam nas pernas, o indivíduo deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna.
Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
Repouse um pouco e não force a musculatura afetada pelos episódios dolorosos.

Procure seu médico se apresentar episódios recorrentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A