Pular para o conteúdo principal

Câimbras - Dr. Leo Kahn

Câimbras

Dor intensa causada por uma contração muscular súbita, involuntária, dolorosa e não reversível espontaneamente. Essas contrações geralmente ocorrem em membros inferiores e em espasmos, sendo visíveis os músculos e tendões contraídos.

Cerca de 95% da população será acometido por cãibras em algum momento da sua vida, mas são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.

As causas mais comuns são:
Uso exagerado da musculatura
Desidratação
Baixas temperaturas
Má circulação
Compressão de raízes nervosas
Carência de sais minerais (potássio, cálcio e magnésio).
Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio)
Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).

Outras causas podem desencadear as câimbras são doenças sistêmicas tais como:
Obesidade,
Diabetes,
Alcoolismo,
Hipotireoidismo,
Doença de Parkinson,
Varizes,
Renais crônicos,
Cirrose hepática,
Falta de complexo B
Anemia.

Alguns medicamentos também podem causar câimbras:
diuréticos,
hipotensores,
broncodilatadores,
redutores de colesterol entre outros.

Existem as câimbras noturnas, que estão presentes em quase 50% das pessoas acima de 50 anos e com frequência, pelo menos, de três vezes por semana.
Elas ocorrem durante o sono e atacam de forma súbita, acometendo principalmente os músculos dos membros inferiores, com contrações que duram de segundos a vários minutos, e são aliviadas por alongamento dos músculos afetados.
A causa para as câimbras noturnas nas pernas costuma ser uma daquelas já descritas, mas em muitos casos ela é idiopática, ou seja, não apresenta causa identificável. São indivíduos que habitualmente têm história familiar de câimbras e que, por mais que se investigue, não conseguimos detectar nenhum tipo de alteração que a justifique.

SAIBA MAIS:
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações, os mais comuns são: panturrilhas, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.
A maioria dos indivíduos tem câimbras nas pernas apenas durante a noite, permanecendo livres das contrações involuntárias durante o dia.
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises.
Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente.
Realize exercícios de alongamento e se hidrate bem.
Evite excesso de álcool e cafeína, pois ambas são diuréticas e favorecem a desidratação.
Faça uma dieta balanceada rica em frutas e verduras.
A banana é um alimento rico em potássio, mas também contém carboidratos. Além disso, não está provado que ela seja altamente eficaz para prevenir os episódios de câimbras.
Aplicação de calor no local melhora o relaxamento dos músculos.
O lençol deve ficar solto, se ficar preso pode forçar a flexão ou extensão dos pés, favorecendo a ocorrência das contrações involuntárias.
Quando se manifestam nas pernas, o indivíduo deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna.
Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
Repouse um pouco e não force a musculatura afetada pelos episódios dolorosos.

Procure seu médico se apresentar episódios recorrentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coentro

Coentro Planta utilizada como tempero ou condimento de nome científico Coriandrum sativum, da família Apiaceae, originária da região do Mediterrâneo, sendo que suas sementes e folhas possuem sabor e aroma diferentes. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 28,0 kcal Proteínas 2,4g Carboidrato 1,8g Lipídios 0,6g Fibras 2,9g Vitaminas e minerais: Cálcio 98,0mg Ferro 1,9 mg Magnésio 26,0mg Vitamina A 337,0ug Vitamina B2 0,16mg Vitamina B3 1,1mg Vitamina B6 0,14mg Folato 62,0ug Vitamina C 27,0mg Vitamina K 310,0ug Cálcio 67,0mg Ferro 1,7 mg Magnésio 26,0mg Potássio 521,0mg Fósforo 48,0mg Zinco 0,5mg Benefícios: Antioxidante Antitumoral Hepatoprotetor Antianêmico Redutor de colesterol sérico Desintoxicante Auxilia o sistema imunológico Cicatrizante Atua no combate às infecções urinárias Anti-envelhecimento Anti-hipertensivo Antimicrobiano Antitrombótico Redutor de glicemia sérica SAIBA MAIS: Rico em carotenóides. Ajuda a eliminar metais pesados. Sua semente t...

AVEIA

Cereal considerado alimento funcional de nome científico Avena sativa, da família Poaceae, de origem asiática, rico em fibras solúveis e proteínas. Tipos de aveia: • Aveia em flocos - grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. • Farelo de aveia - obtido a partir da parte mais externa do grão, a casca, e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, assim a sua cor e textura são diferenciadas. • Farinha de aveia - a parte interna do grão e por isso contém menos fibras, mas grande quantidade de nutrientes. Tabela Nutricional em porção de 100g: • Calorias 393,0kcal • Proteínas 13,9g • Carboidratos 66,7g • Lipídeos 7,7g • Fibra 9,1g Vitaminas e minerais: • Vitamina B1 0,6mg • Vitamina B3 4,5mg • Vitamina C 1,4mg • Cálcio 48,0mg • Manganês 1,9mg • Magnésio 118,8mg • Fósforo 153,4mg • Potássio 336,0mg • Cobre 0,4ug • Zinco 2,6mg • Ferro 4,5mg • Sódio 4,6mg Benefícios • Energético • Emagrecimento • Antitu...

Benefícios da pera

1. É rica em fibras importantes para manter o trato digestivo saudável e regular o trânsito intestinal. 2. Contém antioxidantes como vitamina C e flavonoides, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados ​​por radicais livres. 3. Fruta de baixo teor calórico, o que a torna uma excelente opção para quem busca manter ou perder peso. 4. Tem um índice glicêmico baixo, o que significa que ela é digerida lentamente e não provoca picos de açúcar no sangue. Isso faz com que seja uma ótima opção para diabéticos e pessoas com resistência à insulina. 5. Contém vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio e cobre. 6. O consumo regular de pera tem sido associado a uma redução no risco de doenças crônicas, como cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. 6. Suas enzimas ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão. 7. A vitamina C presente auxilia na melhora do sistema imunológico.