Pular para o conteúdo principal

Dengue

Dengue

Dengue é uma virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti,que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite.
A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações.
Em geral, o início é súbito, com febre alta, dor de cabeça e dores no corpo. É comum a sensação de cansaço, falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos.
Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo, e prurido (coceira) no corpo.
Também pode ocorrer algum tipo de sangramento (no nariz ou nas gengivas).
A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Atualmente, a doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A dengue está se expandindo rapidamente e a grande preocupação é de que, nos próximos anos, a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo se medidas eficientes não forem tomadas para a contenção das epidemias.
Os transmissores da dengue proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações, em qualquer ponto de água limpa (caixas d’água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas). As bromélias, que acumulam água na parte central (aquário), também podem servir como criadouros.
A transmissão é mais comum em cidades. Também pode ocorrer em áreas rurais, mas é incomum em locais com altitudes superiores a 1.200 metros.
O diagnóstico inicial de dengue é clínico, feito essencialmente por exclusão de outras doenças. Feito o diagnóstico clínico, alguns exames (hematócrito, contagem de plaquetas) podem trazer informações úteis quando analisados por um médico, mas não comprovam o diagnóstico, uma vez que também podem estar alterados em várias outras infecções.
A comprovação, se desejada por algum motivo, pode ser feita através de sorologia (exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da dengue), que começa a ficar ‘positiva’ a partir do quarto dia de doença.
A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes: infecção inaparente, dengue clássica, febre hemorrágica e síndrome de choque.

Dentre eles, destacam-se:

A dengue clássica :
- Infecção inaparente :– A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue clássica :– É uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre cinco e sete dias. A pessoa tem febre alta (39˚Ca 40˚C),dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal.

A Dengue hemorrágica:
É grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea. Inicialmente, assemelha-se à dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos.
Assim que os sintomas de febre acabam, a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque.
Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Síndrome de choque:
É a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial.
A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.
Há registros de alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

SINTOMAS
Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

DICAS
▼ Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando uma bucha para eliminar os ovos do mosquito. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
▼ Limpe as calhas e as lajes das casas.
▼ Lave bebedouros de aves e animais com uma escova.
▼ Guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
▼ Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.
▼ Em locais de maior ocorrência, use calças e camisas de manga comprida, e repelentes contra insetos à base de DEET nas roupas e no corpo, sempre observando a concentração máxima para crianças (10%) e adultos (30%).
▼ Para reduzir a população do mosquito, é feita a aplicação de inseticida através do fumacê, que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias. O fumacê não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido para matar os mosquitos que vão se formando.

Comentários

  1. Maira Fernandes de Souza1 de setembro de 2010 às 00:34

    Tenho mto medo de q meus filhos fiquem expostos a essa terrivel doença.

    vou seguir seus conselhos e tomar mais cuidado.

    abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A