Pular para o conteúdo principal

Doenças da Próstata.

Doenças da Próstata.

A próstata é uma glândula masculina, tem a forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga, ela envolve as partes iniciais da uretra, que é o canal que sai da bexiga e se prolonga pelo pênis, por onde é eliminada a urina.
A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos.
O aumento da glândula (Hipertrofia Benigna da Próstata) é a doença mais comum do homem, a próstata começa a aumentar de tamanho, geralmente, entre homens com mais de 45 anos, sendo 40% a partir de 50 anos e em 90% com mais de 80 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

Sinais e Sintomas do aumento da próstata:

Obstrutivos:
Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;
Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado;
Jato urinário que pára e recomeça;
Necessidade de fazer força para começar a urinar;
Necessidade de levantar à noite para urinar.

Irritativos:
Dor no baixo ventre;
Sangramento junto com a urina;
Infecção urinaria
Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

Prostatite:

É uma infecção provocada por bactérias, fungos e vírus que pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser uma forma de infecção, não é contagiosa.
Sinais e Sintomas mais freqüentes são:
Febre;
Dor, ardência e dificuldade para urinar;
Secreção na uretra.
Consulte um médico urologista assim que os sintomas aparecerem.

O Câncer de Próstata:
É um problema muito sério, trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida.
É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino, mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais.
Sinais e Sintomas em fases mais avançadas:
De obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;
Sangue na urina;
Dores nos ossos.

SAIBA MAIS:

Dietas com muita fruta e verduras e pouca gordura, e em homens com IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 25, diminui o risco de ocorrer o câncer de próstata.
Possui familiar com histórico de câncer de próstata, pai com câncer de próstata possui o dobro de chances de apresentar câncer prostático.
O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.
Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, toque retal e PSA sanguíneo.
A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.
A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 2% dos homens brasileiros com mais de 45 anos, cerca de 400 mil, necessitam de diagnóstico de câncer de próstata.
Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
O urologista é o médico especialista indicado para tratar os problemas da próstata.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...

Obesidade e cirurgia - Dr. Leo Kahn

Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...

Endometriose

Endometriose A endometriose se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino, fora do útero. Em geral, acomete só o revestimento da cavidade abdominal ou a superfície dos órgãos abdominais. Muitas vezes desenvolve-se sobre os ovários e os ligamentos suspensórios do útero. Com menos freqüência, pode fazê-lo na superfície externa dos intestinos delgado e grosso, bexiga, vagina, cicatrizes cirúrgicas presentes no abdômen ou no revestimento interno da parede torácica. O tecido endometrial fora da cavidade uterina pode sofrer hemorragias durante a menstruação, muitas vezes provocando dores abdominais, irritação e a formação de tecido cicatricial. À medida que a doença avança, formam-se aderências que podem obstruir ou interferir no funcionamento dos órgãos. Em casos raros, as aderências bloqueiam o intestino. O fator hereditário é freqüente, principalmente entre mãe, irmã e filha das mulheres que sofrem desta do...