Pular para o conteúdo principal

Doenças da Próstata.

Doenças da Próstata.

A próstata é uma glândula masculina, tem a forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga, ela envolve as partes iniciais da uretra, que é o canal que sai da bexiga e se prolonga pelo pênis, por onde é eliminada a urina.
A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos.
O aumento da glândula (Hipertrofia Benigna da Próstata) é a doença mais comum do homem, a próstata começa a aumentar de tamanho, geralmente, entre homens com mais de 45 anos, sendo 40% a partir de 50 anos e em 90% com mais de 80 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

Sinais e Sintomas do aumento da próstata:

Obstrutivos:
Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;
Necessidade freqüente de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado;
Jato urinário que pára e recomeça;
Necessidade de fazer força para começar a urinar;
Necessidade de levantar à noite para urinar.

Irritativos:
Dor no baixo ventre;
Sangramento junto com a urina;
Infecção urinaria
Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

Prostatite:

É uma infecção provocada por bactérias, fungos e vírus que pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser uma forma de infecção, não é contagiosa.
Sinais e Sintomas mais freqüentes são:
Febre;
Dor, ardência e dificuldade para urinar;
Secreção na uretra.
Consulte um médico urologista assim que os sintomas aparecerem.

O Câncer de Próstata:
É um problema muito sério, trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida.
É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino, mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais.
Sinais e Sintomas em fases mais avançadas:
De obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;
Sangue na urina;
Dores nos ossos.

SAIBA MAIS:

Dietas com muita fruta e verduras e pouca gordura, e em homens com IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 25, diminui o risco de ocorrer o câncer de próstata.
Possui familiar com histórico de câncer de próstata, pai com câncer de próstata possui o dobro de chances de apresentar câncer prostático.
O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.
Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, toque retal e PSA sanguíneo.
A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.
A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 2% dos homens brasileiros com mais de 45 anos, cerca de 400 mil, necessitam de diagnóstico de câncer de próstata.
Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.
O urologista é o médico especialista indicado para tratar os problemas da próstata.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A