Pular para o conteúdo principal

Hipotensão - Dr. Leo Kahn

Hipotensão



Quando o coração se contrai para que o sangue saia do seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão sistólica) e quando a musculatura cardíaca relaxa para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para os valores mínimos (pressão diastólica), a pressão arterial é considerada baixa quando os níveis são menores de 90 X 60 mm Hg.
Indivíduos saudáveis podem ter níveis baixos sem manifestar os sinais e sintomas, pois a hipotensão não é considerada uma doença, mas pode estar relacionada com doenças graves como: infarto do miocárdio, embolia pulmonar, bradicardia, anemia, infecções graves, doenças endócrinas, Parkinson entre outras.

A pressão se altera durante o dia devido a vários fatores especialmente quando a pessoa dorme, acorda, fica excitada, nervosa ou ativa.
O corpo é muito sensível a mudanças na pressão arterial, existem algumas células nas artérias que podem sentir se a pressão começa a subir ou cair e quando isso acontece elas acionam o corpo para fazer a pressão voltar ao normal.
A maior parte das formas de hipotensão ocorre porque não consegue trazer a pressão de volta ao normal, ou não faz isso rápido o suficiente.

É classificada em três tipos principais:
Ortostática- acomete a pessoa quando levanta depois de estar sentada ou deitada.
Neuralmente mediada- pressão cai depois de ficar em pé por longo período e pode ocorrer também se tiver uma experiência desagradável ou aterrorizante.
Severa ligada a choque- O choque é uma condição médica que pode ser fatal na qual a pressão cai tanto que o cérebro, rins e outros órgãos vitais não conseguem sangue suficiente para trabalhar apropriadamente. (perda de muito sangue, infecções graves, queimaduras severas, reações alérgicas e envenenamento).

Sinais e Sintomas:
Tontura,
Visão turva,
Confusão,
Fraqueza,
Náusea,
Suores frios,
Taquicardia,
Sensação de desmaio.
   
O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e história do paciente, testes de laboratório podem ser necessários e em alguns casos é necessário pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

SAIBA MAIS:
A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial são ao redor de 120 x 80 mm Hg.
Levante-se devagar e com cuidado quando estiver deitado, sente-se primeiro na cama e permaneça nessa posição por alguns minutos antes de ficar em pé.
Beba bastante líquido, mas em pequenos goles e dê preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.
Deite-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça.
Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial.
Pratique exercícios físicos regularmente.
Evite permanecer por longos períodos em ambientes muito quentes e úmidos.
Hipotensão ortostática pode ocorrer durante a gravidez e geralmente desaparece depois do parto.
Idosos também estão mais propensos a ter hipotensão ortostática, principalmente um tipo que acontece após as refeições.
Alguns remédios podem aumentar o risco de hipotensão ortostática.

O choque é uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente.
Uma perda grande de sangue ou fluidos também pode ocasionar choque. Isso é conhecido como choque hipovolêmico.

Procure um médico se as crises de hipotensão se repetir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A