Pular para o conteúdo principal

Hipotensão - Dr. Leo Kahn

Hipotensão



Quando o coração se contrai para que o sangue saia do seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão sistólica) e quando a musculatura cardíaca relaxa para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para os valores mínimos (pressão diastólica), a pressão arterial é considerada baixa quando os níveis são menores de 90 X 60 mm Hg.
Indivíduos saudáveis podem ter níveis baixos sem manifestar os sinais e sintomas, pois a hipotensão não é considerada uma doença, mas pode estar relacionada com doenças graves como: infarto do miocárdio, embolia pulmonar, bradicardia, anemia, infecções graves, doenças endócrinas, Parkinson entre outras.

A pressão se altera durante o dia devido a vários fatores especialmente quando a pessoa dorme, acorda, fica excitada, nervosa ou ativa.
O corpo é muito sensível a mudanças na pressão arterial, existem algumas células nas artérias que podem sentir se a pressão começa a subir ou cair e quando isso acontece elas acionam o corpo para fazer a pressão voltar ao normal.
A maior parte das formas de hipotensão ocorre porque não consegue trazer a pressão de volta ao normal, ou não faz isso rápido o suficiente.

É classificada em três tipos principais:
Ortostática- acomete a pessoa quando levanta depois de estar sentada ou deitada.
Neuralmente mediada- pressão cai depois de ficar em pé por longo período e pode ocorrer também se tiver uma experiência desagradável ou aterrorizante.
Severa ligada a choque- O choque é uma condição médica que pode ser fatal na qual a pressão cai tanto que o cérebro, rins e outros órgãos vitais não conseguem sangue suficiente para trabalhar apropriadamente. (perda de muito sangue, infecções graves, queimaduras severas, reações alérgicas e envenenamento).

Sinais e Sintomas:
Tontura,
Visão turva,
Confusão,
Fraqueza,
Náusea,
Suores frios,
Taquicardia,
Sensação de desmaio.
   
O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e história do paciente, testes de laboratório podem ser necessários e em alguns casos é necessário pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

SAIBA MAIS:
A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial são ao redor de 120 x 80 mm Hg.
Levante-se devagar e com cuidado quando estiver deitado, sente-se primeiro na cama e permaneça nessa posição por alguns minutos antes de ficar em pé.
Beba bastante líquido, mas em pequenos goles e dê preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.
Deite-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça.
Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial.
Pratique exercícios físicos regularmente.
Evite permanecer por longos períodos em ambientes muito quentes e úmidos.
Hipotensão ortostática pode ocorrer durante a gravidez e geralmente desaparece depois do parto.
Idosos também estão mais propensos a ter hipotensão ortostática, principalmente um tipo que acontece após as refeições.
Alguns remédios podem aumentar o risco de hipotensão ortostática.

O choque é uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente.
Uma perda grande de sangue ou fluidos também pode ocasionar choque. Isso é conhecido como choque hipovolêmico.

Procure um médico se as crises de hipotensão se repetir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coentro

Coentro Planta utilizada como tempero ou condimento de nome científico Coriandrum sativum, da família Apiaceae, originária da região do Mediterrâneo, sendo que suas sementes e folhas possuem sabor e aroma diferentes. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 28,0 kcal Proteínas 2,4g Carboidrato 1,8g Lipídios 0,6g Fibras 2,9g Vitaminas e minerais: Cálcio 98,0mg Ferro 1,9 mg Magnésio 26,0mg Vitamina A 337,0ug Vitamina B2 0,16mg Vitamina B3 1,1mg Vitamina B6 0,14mg Folato 62,0ug Vitamina C 27,0mg Vitamina K 310,0ug Cálcio 67,0mg Ferro 1,7 mg Magnésio 26,0mg Potássio 521,0mg Fósforo 48,0mg Zinco 0,5mg Benefícios: Antioxidante Antitumoral Hepatoprotetor Antianêmico Redutor de colesterol sérico Desintoxicante Auxilia o sistema imunológico Cicatrizante Atua no combate às infecções urinárias Anti-envelhecimento Anti-hipertensivo Antimicrobiano Antitrombótico Redutor de glicemia sérica SAIBA MAIS: Rico em carotenóides. Ajuda a eliminar metais pesados. Sua semente t...

AVEIA

Cereal considerado alimento funcional de nome científico Avena sativa, da família Poaceae, de origem asiática, rico em fibras solúveis e proteínas. Tipos de aveia: • Aveia em flocos - grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. • Farelo de aveia - obtido a partir da parte mais externa do grão, a casca, e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, assim a sua cor e textura são diferenciadas. • Farinha de aveia - a parte interna do grão e por isso contém menos fibras, mas grande quantidade de nutrientes. Tabela Nutricional em porção de 100g: • Calorias 393,0kcal • Proteínas 13,9g • Carboidratos 66,7g • Lipídeos 7,7g • Fibra 9,1g Vitaminas e minerais: • Vitamina B1 0,6mg • Vitamina B3 4,5mg • Vitamina C 1,4mg • Cálcio 48,0mg • Manganês 1,9mg • Magnésio 118,8mg • Fósforo 153,4mg • Potássio 336,0mg • Cobre 0,4ug • Zinco 2,6mg • Ferro 4,5mg • Sódio 4,6mg Benefícios • Energético • Emagrecimento • Antitu...

Benefícios da pera

1. É rica em fibras importantes para manter o trato digestivo saudável e regular o trânsito intestinal. 2. Contém antioxidantes como vitamina C e flavonoides, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados ​​por radicais livres. 3. Fruta de baixo teor calórico, o que a torna uma excelente opção para quem busca manter ou perder peso. 4. Tem um índice glicêmico baixo, o que significa que ela é digerida lentamente e não provoca picos de açúcar no sangue. Isso faz com que seja uma ótima opção para diabéticos e pessoas com resistência à insulina. 5. Contém vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio e cobre. 6. O consumo regular de pera tem sido associado a uma redução no risco de doenças crônicas, como cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. 6. Suas enzimas ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão. 7. A vitamina C presente auxilia na melhora do sistema imunológico.