Pular para o conteúdo principal

Hipotensão - Dr. Leo Kahn

Hipotensão



Quando o coração se contrai para que o sangue saia do seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão sistólica) e quando a musculatura cardíaca relaxa para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para os valores mínimos (pressão diastólica), a pressão arterial é considerada baixa quando os níveis são menores de 90 X 60 mm Hg.
Indivíduos saudáveis podem ter níveis baixos sem manifestar os sinais e sintomas, pois a hipotensão não é considerada uma doença, mas pode estar relacionada com doenças graves como: infarto do miocárdio, embolia pulmonar, bradicardia, anemia, infecções graves, doenças endócrinas, Parkinson entre outras.

A pressão se altera durante o dia devido a vários fatores especialmente quando a pessoa dorme, acorda, fica excitada, nervosa ou ativa.
O corpo é muito sensível a mudanças na pressão arterial, existem algumas células nas artérias que podem sentir se a pressão começa a subir ou cair e quando isso acontece elas acionam o corpo para fazer a pressão voltar ao normal.
A maior parte das formas de hipotensão ocorre porque não consegue trazer a pressão de volta ao normal, ou não faz isso rápido o suficiente.

É classificada em três tipos principais:
Ortostática- acomete a pessoa quando levanta depois de estar sentada ou deitada.
Neuralmente mediada- pressão cai depois de ficar em pé por longo período e pode ocorrer também se tiver uma experiência desagradável ou aterrorizante.
Severa ligada a choque- O choque é uma condição médica que pode ser fatal na qual a pressão cai tanto que o cérebro, rins e outros órgãos vitais não conseguem sangue suficiente para trabalhar apropriadamente. (perda de muito sangue, infecções graves, queimaduras severas, reações alérgicas e envenenamento).

Sinais e Sintomas:
Tontura,
Visão turva,
Confusão,
Fraqueza,
Náusea,
Suores frios,
Taquicardia,
Sensação de desmaio.
   
O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e história do paciente, testes de laboratório podem ser necessários e em alguns casos é necessário pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

SAIBA MAIS:
A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial são ao redor de 120 x 80 mm Hg.
Levante-se devagar e com cuidado quando estiver deitado, sente-se primeiro na cama e permaneça nessa posição por alguns minutos antes de ficar em pé.
Beba bastante líquido, mas em pequenos goles e dê preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.
Deite-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça.
Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial.
Pratique exercícios físicos regularmente.
Evite permanecer por longos períodos em ambientes muito quentes e úmidos.
Hipotensão ortostática pode ocorrer durante a gravidez e geralmente desaparece depois do parto.
Idosos também estão mais propensos a ter hipotensão ortostática, principalmente um tipo que acontece após as refeições.
Alguns remédios podem aumentar o risco de hipotensão ortostática.

O choque é uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente.
Uma perda grande de sangue ou fluidos também pode ocasionar choque. Isso é conhecido como choque hipovolêmico.

Procure um médico se as crises de hipotensão se repetir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...

Obesidade e cirurgia - Dr. Leo Kahn

Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...

Endometriose

Endometriose A endometriose se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino, fora do útero. Em geral, acomete só o revestimento da cavidade abdominal ou a superfície dos órgãos abdominais. Muitas vezes desenvolve-se sobre os ovários e os ligamentos suspensórios do útero. Com menos freqüência, pode fazê-lo na superfície externa dos intestinos delgado e grosso, bexiga, vagina, cicatrizes cirúrgicas presentes no abdômen ou no revestimento interno da parede torácica. O tecido endometrial fora da cavidade uterina pode sofrer hemorragias durante a menstruação, muitas vezes provocando dores abdominais, irritação e a formação de tecido cicatricial. À medida que a doença avança, formam-se aderências que podem obstruir ou interferir no funcionamento dos órgãos. Em casos raros, as aderências bloqueiam o intestino. O fator hereditário é freqüente, principalmente entre mãe, irmã e filha das mulheres que sofrem desta do...