Pular para o conteúdo principal

Soluço - Dr. Leo Kahn

Soluço

Estímulo espasmódico reflexo e involuntário do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração, levando a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório.
Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, prejudicando a passagem de ar para os pulmões e produzindo o som típico e característico do soluço.
Na maioria das vezes são inofensivos e passam em poucos minutos, mas quando se tornam recorrentes devem ser investigados, pois pode haver alguma alteração importante a nível nervoso central, metabólico, gastrointestinal, respiratório, irritação do nervo vago ou frênico, pós-operatórios e fatores emocionais.
A ingestão de grande quantidade de alimentos, bebidas carbonatadas, deglutição de ar, mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis.
Cerca de 80% dos bebês apresentam episódios frequentes de soluços, mas na verdade, eles começam a soluçar ainda dentro do útero. Acredita-se que os soluços são importantes para o desenvolvimento do sistema respiratório dos fetos, servindo como exercícios para o diafragma e outros músculos respiratórios.
O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico do paciente, sendo necessária uma investigação minuciosa com a realização de exames de raios-X de tórax, exame de sangue, neurológico, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva entre outros.

SAIBA MAIS:

A maioria dos ataques de soluço dura alguns minutos e é grande o número de tratamentos caseiros indicados.
Muitas dessas soluções realmente funcionam, mas é muito difícil avaliar a eficácia de medidas tão empíricas, como são inócuas vale a pena tentá-las no início da crise.
Chupar gelo ou fazer gargarejo com água gelada estimula o nervo vago, que age sobre o diagrama, mas que também inerva desde a garganta até o estômago.
Beber água quente.
Respirar dentro de um saco de papel.
Chupar limão ou comer gengibre.
Tracionar a língua ou tocar na úvula com um objeto, tipo um canudo.
Comer uma colher cheia de açúcar ou mel.
Dobrar os joelhos e abraçar as pernas, comprimindo o peito.
Beber líquidos enquanto pressiona o nariz.
Experimentar um pouco de vinagre.
Ao tomar um susto, aumentamos subitamente à liberação de adrenalina, que entre outras ações, age diretamente na contração do diafragma.
Prendendo o ar e ficando alguns segundos sem respirar, o nível de gás carbônico (CO2) no sangue se eleva, sendo este um forte estímulo para que o cérebro ative os nervos do diafragma, obrigando-o a se contrair.
Os soluços que duram mais de 48 horas devem ser investigados, pois fatalmente são causados por algum problema médico.
Nestes casos, o tratamento dos soluços passa pelo tratamento da causa de base.
Se o paciente tem uma infecção do ouvido, o tratamento é com antibióticos; se tem níveis de sódio no sangue muito baixo, a reposição de sódio faz o soluço parar;  se a causa for um medicamento, suspende-se o remédio, etc.
Procure o médico se as crises durarem mais de 24 horas, principalmente se interferirem com o sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coentro

Coentro Planta utilizada como tempero ou condimento de nome científico Coriandrum sativum, da família Apiaceae, originária da região do Mediterrâneo, sendo que suas sementes e folhas possuem sabor e aroma diferentes. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 28,0 kcal Proteínas 2,4g Carboidrato 1,8g Lipídios 0,6g Fibras 2,9g Vitaminas e minerais: Cálcio 98,0mg Ferro 1,9 mg Magnésio 26,0mg Vitamina A 337,0ug Vitamina B2 0,16mg Vitamina B3 1,1mg Vitamina B6 0,14mg Folato 62,0ug Vitamina C 27,0mg Vitamina K 310,0ug Cálcio 67,0mg Ferro 1,7 mg Magnésio 26,0mg Potássio 521,0mg Fósforo 48,0mg Zinco 0,5mg Benefícios: Antioxidante Antitumoral Hepatoprotetor Antianêmico Redutor de colesterol sérico Desintoxicante Auxilia o sistema imunológico Cicatrizante Atua no combate às infecções urinárias Anti-envelhecimento Anti-hipertensivo Antimicrobiano Antitrombótico Redutor de glicemia sérica SAIBA MAIS: Rico em carotenóides. Ajuda a eliminar metais pesados. Sua semente t...

AVEIA

Cereal considerado alimento funcional de nome científico Avena sativa, da família Poaceae, de origem asiática, rico em fibras solúveis e proteínas. Tipos de aveia: • Aveia em flocos - grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. • Farelo de aveia - obtido a partir da parte mais externa do grão, a casca, e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, assim a sua cor e textura são diferenciadas. • Farinha de aveia - a parte interna do grão e por isso contém menos fibras, mas grande quantidade de nutrientes. Tabela Nutricional em porção de 100g: • Calorias 393,0kcal • Proteínas 13,9g • Carboidratos 66,7g • Lipídeos 7,7g • Fibra 9,1g Vitaminas e minerais: • Vitamina B1 0,6mg • Vitamina B3 4,5mg • Vitamina C 1,4mg • Cálcio 48,0mg • Manganês 1,9mg • Magnésio 118,8mg • Fósforo 153,4mg • Potássio 336,0mg • Cobre 0,4ug • Zinco 2,6mg • Ferro 4,5mg • Sódio 4,6mg Benefícios • Energético • Emagrecimento • Antitu...

Benefícios da pera

1. É rica em fibras importantes para manter o trato digestivo saudável e regular o trânsito intestinal. 2. Contém antioxidantes como vitamina C e flavonoides, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados ​​por radicais livres. 3. Fruta de baixo teor calórico, o que a torna uma excelente opção para quem busca manter ou perder peso. 4. Tem um índice glicêmico baixo, o que significa que ela é digerida lentamente e não provoca picos de açúcar no sangue. Isso faz com que seja uma ótima opção para diabéticos e pessoas com resistência à insulina. 5. Contém vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio e cobre. 6. O consumo regular de pera tem sido associado a uma redução no risco de doenças crônicas, como cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. 6. Suas enzimas ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão. 7. A vitamina C presente auxilia na melhora do sistema imunológico.