Pular para o conteúdo principal

Maratona e a Rabdomiólise

                                                   
                                                Maratona e a Rabdomiólise

     Lesão grave do tecido musculoesquelético, que ocorre na maioria das vezes pelo excesso de exercícios prolongados como maratonas e ultra maratonas.
     O resultado é a morte das fibras musculares através dos radicais livres gerados principalmente pela respiração celular, provocando a peroxidação lipídica e levando a liberação de substâncias intracelulares, principalmente a mioglobina.
     Quando essa proteína cai na corrente sanguínea é filtrada pelos rins, que podem ficar sobrecarregados, pois é muito tóxica, podendo levar a uma insuficiência renal aguda e a óbito o indivíduo. 
     Outros distúrbios que podem ocorrer:
     Desequilíbrio eletrolítico com níveis alterados de potássio e cálcio, arritmia e até mesmo parada cardíaca.
     Inflamações hepáticas que prejudicam ainda mais a filtragem de toxinas no corpo.
     A Coagulação intravascular disseminada que tem como causa a hiperatividade do fator de coagulação, fazendo com que pequenos coágulos se formem pelo corpo, obstruindo vasos e parando o fornecimento de sangue a vários órgãos importantes.
      A síndrome compartimental que inicia com o edema no interior dos músculos lesionados, devido à pressão nas faixas em torno do músculo sufoca o fornecimento de sangue, podendo até destruir permanentemente o tecido muscular.
     Nos EUA são relatados anualmente cerca de 26 mil casos de rabdomiólise.

SINAIS E SINTOMAS:

ü  Fraqueza e dor muscular.
ü  Urina escura.
ü  Diminuição na produção de urina.
ü  Inchaço das mãos e pés.
ü  Falta de ar.
ü  Letargia.
ü  Náuseas. 
ü  Tontura.

     O diagnóstico é realizado através do histórico e exame físico, quando o médico analisa os músculos maiores do seu corpo, especialmente as partes doloridas, para ver se ainda há sensibilidade ou se o tecido muscular morreu. Exames de sangue devem ser solicitados como: creatinoquinase (Ck), mioglobina, cálcio, potássio e creatinina.
SAIBA MAIS:
A rabdomiólise sempre é iniciada por uma lesão muscular.
Essa lesão pode ser causada por: meios físicos ou químicos; doenças genéticas ou hereditárias, problemas endócrinos e metabólicos.
Causa importante da rabdomiólise é o alto consumo de estatinas, uso de outros fármacos e níveis elevados de álcool.
Evite o uso de anti-inflamatórios. 
No treino aprenda a ingerir grandes quantidades de líquidos se você vai competir em clima quente e úmido, a adaptação ao calor é importante para evitar a perda excessiva de sódio através do suor.
É muito importante a adaptação do treinamento ao percurso da prova.
Verifique seu peso antes e após o treino ou competição, a diferença é a quantidade de líquido perdido que deverá ser reposto.
O atleta deve aprender a tolerar o desconforto de carregar maiores quantidades de água em seu estômago, sem perder o ritmo de sua passada, pois só assim conseguirá ingerir grandes quantidades de líquidos, e dessa forma minimizar os efeitos da desidratação e consequentemente a diminuição do rendimento.
Beba água e soluções contendo carboidratos e sódio em concentração e frequência adequadas.
Sinais e sintomas que o seu corpo apresenta como: calafrios, arrepios, tonturas, dor muscular exagerada, náuseas, perda da coordenação, entre outros, indicam que algo está errado.
Pare para descansar um pouco e aproveite para comer e se hidratar corretamente.
Saiba o momento de abandonar a prova, se for o caso, além do desempenho, o objetivo principal deve ser a diversão.
Evite várias competições durante o ano, maratonistas profissionais conseguem ótimo desempenho em no máximo duas provas/ano devido a fatores fisiológicos.
A recuperação da maratona é demorada.
Procure um médico do esporte ou nutrólogo.


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coentro

Coentro Planta utilizada como tempero ou condimento de nome científico Coriandrum sativum, da família Apiaceae, originária da região do Mediterrâneo, sendo que suas sementes e folhas possuem sabor e aroma diferentes. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 28,0 kcal Proteínas 2,4g Carboidrato 1,8g Lipídios 0,6g Fibras 2,9g Vitaminas e minerais: Cálcio 98,0mg Ferro 1,9 mg Magnésio 26,0mg Vitamina A 337,0ug Vitamina B2 0,16mg Vitamina B3 1,1mg Vitamina B6 0,14mg Folato 62,0ug Vitamina C 27,0mg Vitamina K 310,0ug Cálcio 67,0mg Ferro 1,7 mg Magnésio 26,0mg Potássio 521,0mg Fósforo 48,0mg Zinco 0,5mg Benefícios: Antioxidante Antitumoral Hepatoprotetor Antianêmico Redutor de colesterol sérico Desintoxicante Auxilia o sistema imunológico Cicatrizante Atua no combate às infecções urinárias Anti-envelhecimento Anti-hipertensivo Antimicrobiano Antitrombótico Redutor de glicemia sérica SAIBA MAIS: Rico em carotenóides. Ajuda a eliminar metais pesados. Sua semente t...

AVEIA

Cereal considerado alimento funcional de nome científico Avena sativa, da família Poaceae, de origem asiática, rico em fibras solúveis e proteínas. Tipos de aveia: • Aveia em flocos - grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. • Farelo de aveia - obtido a partir da parte mais externa do grão, a casca, e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, assim a sua cor e textura são diferenciadas. • Farinha de aveia - a parte interna do grão e por isso contém menos fibras, mas grande quantidade de nutrientes. Tabela Nutricional em porção de 100g: • Calorias 393,0kcal • Proteínas 13,9g • Carboidratos 66,7g • Lipídeos 7,7g • Fibra 9,1g Vitaminas e minerais: • Vitamina B1 0,6mg • Vitamina B3 4,5mg • Vitamina C 1,4mg • Cálcio 48,0mg • Manganês 1,9mg • Magnésio 118,8mg • Fósforo 153,4mg • Potássio 336,0mg • Cobre 0,4ug • Zinco 2,6mg • Ferro 4,5mg • Sódio 4,6mg Benefícios • Energético • Emagrecimento • Antitu...

Benefícios da pera

1. É rica em fibras importantes para manter o trato digestivo saudável e regular o trânsito intestinal. 2. Contém antioxidantes como vitamina C e flavonoides, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados ​​por radicais livres. 3. Fruta de baixo teor calórico, o que a torna uma excelente opção para quem busca manter ou perder peso. 4. Tem um índice glicêmico baixo, o que significa que ela é digerida lentamente e não provoca picos de açúcar no sangue. Isso faz com que seja uma ótima opção para diabéticos e pessoas com resistência à insulina. 5. Contém vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio e cobre. 6. O consumo regular de pera tem sido associado a uma redução no risco de doenças crônicas, como cardíacas, derrames e certos tipos de câncer. 6. Suas enzimas ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão. 7. A vitamina C presente auxilia na melhora do sistema imunológico.