Presbiopia
A presbiopia ocorre pela perda da elasticidade de uma das partes do olho, o cristalino, que não é capaz de formar a curvatura suficiente para que a imagem de perto seja formada.
Algumas teorias afirmam que a base desse distúrbio visual é a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, associada à esclerose da lente intraocular natural, que reduz a capacidade de focar as imagens de perto com o avançar da idade.
Não é considerada uma doença, é uma evolução natural da visão que diminui a capacidade de focagem de perto em objetos. Cerca de 40% da população mundial é présbita e esse número tende a crescer; os homens e mulheres são afetados na mesma proporção e os primeiros sintomas ocorrem normalmente entre 40 e 50 anos.
TIPOS DE PRESBIOPIA
- Emétrope: a visão para longe é perfeita, só há problemas para enxergar de perto.
- Hipermétrope: quando não sente a necessidade de usar óculos logo que o problema se manifesta, a vista cansada aparece mais cedo.
- Míope: a dificuldade é a visão para longe e, quando acomete, muitos míopes preferem tirar os óculos para ler de perto.
O diagnóstico é realizado em exames de rotina do médico oftalmologista, que usa a tabela de leitura para perto para o paciente exercitar a capacidade do foco ocular. O exame é importante, pois o problema pode surgir precocemente; por não se tratar de uma alteração anatômica do olho, dificilmente ocorrerá estabilização no grau de presbiopia até os 60 anos.
Sinais e Sintomas:
- Dores de cabeça.
- Dores nos olhos durante a leitura.
- Impossibilidade de focar objetos que se encontrem mais próximos.
- Pessoas que utilizam a visão para trabalhos manuais, como costura, artesanatos e leitura, o fazem a uma distância de cerca de 30 cm, procurando visualizar nitidamente o objeto, com um mínimo de esforço visual. Com o passar dos anos esse esforço acontece progressivamente, até o ponto de falência, que obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que se torna inviável a visualização.
SAIBA MAIS
- A presbiopia é uma consequência natural do envelhecimento. Todas as pessoas, mesmo as que já sofrem de outra anomalia visual, começam a sentir sinais da presbiopia a partir dos 45 anos.
- Se for hipermétrope é provável que ela se manifeste mais cedo do que num míope. Esta anomalia tem tendência para se agravar com a idade, mas geralmente estabiliza-se a partir dos 65 anos.
- Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal? Os seus filhos "implicam" ao vê-Ia enfiar a linha na agulha? Aproxima-se mais da luz?
- São os primeiros sintomas da presbiopia, e seu aparecimento exato depende de diversos fatores.
- O nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa "homem velho".
- Não pode ser prevenida, é um fenômeno natural. O importante é realizar regularmente exames visuais que poderão detectar também outras anomalias.
- A opção mais moderna para a compensação da presbiopia são as lentes progressivas que se adaptam às necessidades de cada olho em focagem precisa a qualquer distância.
- Na cirurgia refrativa é usada a mesma técnica, a Lasik, que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia) mudando o formato da córnea, em longo prazo, esse tipo de procedimento envolvendo a presbiopia pode ter um resultado efêmero, já que a córnea perde elasticidade em razão da idade.
- Radiofrequência é uma técnica que corrige temporariamente os problemas na visão fazendo a alteração do encurvamento da córnea; é uma técnica muito utilizada nos EUA, mas a ANVISA ainda não liberou sua utilização no Brasil.
Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...
Comentários
Postar um comentário