Brócolis
Vegetal crucífero, pertencente à família Brassicaceae., de nome científico Brassica oleracea L. var. itálica, originária da Europa Mediterrânea, possui altas concentrações de sulforafanos.
Tipos:
Cabeça única — apresenta uma cabeça grande, única e central.
Ramoso — possui uma cabeça central menor e apresenta brotos laterais com pequenas inflorescências.
Tabela Nutricional em porção de 100g:
Calorias 26,0kcal
Proteínas 3,6g
Carboidratos 4,0g
Lipídios 0,3g
Fibras 2,9g
Vitaminas e Minerais:
Vitamina B1 0,1mg
Vitamina B2 0,2mg
Vitamina B3 1,4mg
Vitamina B6 0,1mg
Vitamina C 34,3mg
Cálcio 86,0mg
Fósforo 78,5mg
Magnésio 29,6mg
Manganês 0,3mg
Ferro 0,6mg
Potássio 322,0mg
Cobre 0,1ug
Zinco 0,5mg
Sódio 3,3mg
Benefícios:
Antioxidante
Antiinflamatório
antitumoral
Redutor colesterol sérico
Anti-envelhecimento
Antianêmico
protetor cardiovascular
Combate doenças neurodegenerativas
Atua na osteopenia e osteoporose
Fortaleza o sistema imunológico
SAIBA MAIS:
Não é uma fonte de vitamina D, mas é uma excelente fonte de vitamina K e da vitamina A na forma de betacaroteno.
O sulforafano possui propriedades antiinflamatórias que previnem o envolvimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.
Além de regular a ingestão de bactérias no estômago, como a Helicobacter pylori, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite.
A luteína (carotenóide) presente nos brócolis ajuda a proteger os olhos contra a deterioração macular tardia e desenvolvimento de cataratas.
A concentração de luteína é de 7,1 a 33 mcg por grama.
O indol-3-carbinol também apresenta nesse vegetal diminui a quantidade de estrogênio sérico.
Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...
Comentários
Postar um comentário