Pular para o conteúdo principal
     Hipercolesterolemia

  O colesterol presente nas células é fundamental para o bom funcionamento do organismo, entretanto, níveis elevados desse tipo de gordura no sangue aumenta o risco para doenças cardiovasculares.
    O colesterol total é a soma das frações do LDL, HDL e VLDL, sendo o ideal quando está abaixo de 200mg por decilitro de sangue.
    A elevação, chamada de Hipercolesterolemia, ocorre quando as taxas estão bem acima recomendadas, principalmente pelas frações de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que permitem o acúmulo e deposito nas paredes das artérias. Essas placas de gordura com o decorrer do tempo causam a obstrução do fluxo de sangue principalmente nas artérias cardíacas e cerebrais.
    O HDL que é a lipoproteína de alta densidade, diferente do LDL, tem um efeito protetor sobre o sistema cardiovascular, uma vez que leva o colesterol para o exterior dos vasos, conhecido como colesterol bom.
     Já o VLDL é responsável pelo transporte dos triglicerídeos, para serem armazenados ou utilizados como fontes de energia, quando aumentada também aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
      Acomete 1/3 da população brasileira acima dos 45 anos.
Fatores de risco:
ü  Sedentarismo.
ü  Obesidade.
ü  Predisposição genética.
ü  Alterações nos genes que interferem no metabolismo de gorduras.
ü  Ingestão farta e frequente de gordura animal e trans.
ü  Hipotireoidismo.
ü  Insuficiência renal.
ü  Hepatopatias.
Sinais e Sintomas:
ü  Xantoma,
ü  Xantelasma palpebral,
ü  Arco senil (descoloração esbranquiçada ao redor da córnea),
ü  Angina,
ü  Placas de ateromas.
     O diagnóstico é realizado através da dosagem de colesterol, frações e triglicérides no sangue e interpretado pelo médico. Um valor normal composto principalmente do colesterol ruim, por exemplo, pode representar um sinal de alerta para futura hipercolesterolemia.
SAIBA MAIS:
Pratique atividades esportivas.
Ingestão diária de fibras ajuda a reduzir a absorção de colesterol pelo intestino.
O uso de gorduras de origem vegetal, sobretudo as monoinsaturadas, como o azeite de oliva, atua na redução do LDL.
Faça dietas à base de frutas, verduras, legumes, carnes magras, como peito de frango e filé de peixe de águas frias e profundas.
Diminua a ingesta de carne vermelha, embutidos, produtos feitos com gordura trans. e lacticínios.
Não faça uso frequente de comidas tipo fast food.
Exame de sangue periódico dos níveis de colesterol é recomendado já a partir dos 20 anos de idade, devendo ser feito mais cedo quando o risco genético cardiovasculares for maior (quando um dos pais teve ataque cardíaco antes dos 40 anos).
Procure um cardiologista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A