Pular para o conteúdo principal

Alimentos Imunológicos


Alimentos imunológicos
O sistema imunológico é composto por moléculas e células que possuem a função de proteção do organismo contra substâncias estranhas, como bactérias, vírus e fungos.
Esta capacidade de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores, sendo que a geração inadequada destas respostas pode produzir efeitos deletérios para o organismo, provocando reações inflamatórias e dano orgânico em maior ou menor intensidade.
Nesse contexto a alimentação imunológica é essencial para aumentar a imunidade e manter as defesas do corpo íntegras.
Alguns nutrientes benéficos:
- Os carotenoides ativam o sistema imunológico
- A vitamina C é um antioxidante e promove resistência a infecções respiratórias e gripes.
- Vitamina E atua como antioxidante e melhora a resposta imunológica
- O ácido fólico é necessário para a formação das células de defesa
- Zinco age na melhora da resposta imunológica
- Selênio é um antioxidante
- Os probióticos atuam no intestino fortalecendo as defesas
- Ômega colabora nas ações anti-inflamatórias e resposta imunológica

SAIBA MAIS:
- Alguns fatores que atrapalham a defesa imunológica:
- Dormir menos de 6 horas por noite pode desregular o ritmo circadiano causando a falha na produção de substâncias como os corticoides e anti-inflamatórios do organismo.
- A falta de alguns nutrientes causada pela má alimentação afeta o bom andamento do sistema imunológico.
- Trabalho excessivo também aumenta a produção de corticoides, hormônios que, em excesso, diminuem a atividade e a eficiência do sistema imunológico.
- A solidão pode  alterar a imunidade e deixar mais vulnerável a doenças como herpes ou quadros de inflamações crônicas, como artrite reumatoide e diabetes.
- Consumo prolongado de álcool e tabaco inibe a resposta imunológica.
- Inatividade por longo período diminui o metabolismo e torna o corpo mais lento na hora de produzir as células do sistema imune.
- Uma das maneiras de manter a saúde é incluir alimentos que auxiliam o sistema autoimune em sua dieta.
- O gengibre fortalece o sistema imunológico, tem ação antisséptica e calmante.
- Cogumelos reishi e shitake: possuem lentinan, substância que aumenta a produção de células de defesa.
- Chás que fortalecem a imunidade como folha de oliva (antibiótico natural), alcaçuz, ginseng, ipê roxo (antifúngico, antimicrobiano), equinácea.
Outros alimentos imunológicos:
- Marisco
- Carne
- Cereais integrais
- Castanhas
- Cogumelo
- Sementes
- Feijão
- Lentilha
- Grão de bico
- Tomate
- Cúrcuma
- Cenoura
- Abóbora
- Manga
- Laranja
- Limão
- Kiwi
- Couve
- Brócolis
- Espinafre
- Agrião
- Sardinha
- Salmão
- Azeite de oliva extra virgem
- Gengibre
- Pimenta
- Pimentão vermelho
- Iogurte
- Alho
- Cebola
- Gérmen de trigo
- Mel
- Própolis
- Óleo de coco
- Lichia
- Yacon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRIPE COMUM OU GRIPE A (H1N1)

De acordo com a OMS(Org. Mundial da Saude), essas são algumas diferenças entre as gripes. Mas não deixe de ir ao medico para tal confirmação. Hoje há remedio especifico para cada uma delas.

BANDA GASTRICA

Banda Gástrica é um anel inflável de silicone colocado ao redor da parte superior do estômago, reduzindo para até um décimo da sua capacidade, dividindo o estômago em dois compartimentos sendo um pequeno que fica acima da banda e irá armazenar pouca quantidade de alimentos e que quando cheio, causa sensação de saciedade; e um segundo compartimento maior, que é o resto do estômago normal abaixo da banda, que continuará a participar do processo digestivo normal. Após a colocação feita por videolaparoscopia, a Banda pode ser inflada e desinflada ao longo do tempo, de acordo as necessidades de cada paciente. Esta técnica foi aprovada em 2001, como a opção menos invasiva e que apresenta menores lesões ao corpo entre todos os tipos de cirurgia bariátrica, representando 30% das cirurgias de estômago nos EUA e a 90% na Austrália. A colocação da banda gástrica é uma das soluções mais procuradas pelos indivíduos com obesidade mórbida, mas os resultados nem sempre são os desejados. Ap...

Obesidade e cirurgia - Dr. Leo Kahn

Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...