Ômega 3
Parte do acido graxo poli insaturado, é obtido através da dieta alimentar, sendo um alimento importante, fonte de energia e no auxilio da absorção de vitaminas A, D, E e K.
Sua atuação reduz processos inflamatórios, controla níveis de colesterol sérico, auxiliando e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares.
Embora ambos ácidos graxos sejam essenciais, o corpo necessita de cada um deles em concentrações diferentes, estudos têm demonstrado que o organismo precisa de duas partes de ômega 6 para cada parte de ômega 3.
Nos Estados Unidos a proporção de ômega 6 para ômega 3 é de 10 para 1, além de causar processos inflamatórios relacionados à obesidade, essa grande disparidade entre os dois tipos de ácido graxo pode estar associada a uma maior incidência de doenças cardíacas, depressão e diabetes.
Outros benefícios:
- Auxilia o sistema imunológico
- Melhora a coagulação
- Atua na formação da retina ocular
- Colabora na síntese de hormônios;
- Age na composição da bainha de mielina dos neurônios
- Reduz a pressão arterial
- Atua na comunicação química entre as células nervosas
- Melhora a capacidade de aprendizagem
- Auxilia o combate da artrite reumatoide
- Melhora a depressão
- Ajuda no combate de alergias e asma
SAIBA MAIS:
- A partir do consumo de ômega-3 ocorrem no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico).
- Apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo.
- O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular.
- O DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.
- 60% do cérebro são constituídos por gordura, especialmente o Ômega 3.
- A diminuição da ingesta desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.
A dose diária recomendada varia de acordo com a idade:
- Bebês de zero aos 12 meses -0, 5g
- Crianças de 1 a 3 anos -0,7g
- Crianças de 4 a 8 anos -0,9g
- Meninos de 9 a 13 anos – 1,2g
- Meninas de 9 a 13 anos – 1,0g
- Homens adultos e idosos - 1,6g
- Mulheres adultas e idosas – 1,1g
- Gestantes – 1,4g
- Mulheres que amamentam – 1,3g
Alimentos ricos em ômega 3:
- Sardinha
- Atum
- Bacalhau
- Cação
- Salmão
- Chia
- Linhaça
- Castanhas
- Nozes
- Azeite de oliva
- Óleo de linhaça
Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...
Comentários
Postar um comentário