Cambucá
Fruto de baga com nome científico Plinia edulis, da família Myrtaceae, originária da mata atlântica do Brasil, também conhecida como cambucá, cambucazeiro, cambucá-verdadeiro, considerada uma das melhores frutas brasileiras para consumo natural.
Tabela Nutricional em porção de 100g:
Calorias 74 kcal
Proteínas 1,5g
Carboidratos 15mg
Lipídios 0,8g
Fibras 0,8g
Vitaminas e minerais:
Vitamina A 0,03mg
Vitamina B1 0,04mg
Vitamina B2 0,04mg
Vitamina B3 0,5mg
Cálcio 21,0mg
Fósforo 22,0mg
Ferro 0,3 mg
Potássio 30,0mg
Benefícios:
Antioxidante
Antitumoral
Antaianemico
Melhora a memória
Protetor cardiovascular
Auxilia na prevenção da osteoporose
Energético
Aumento de massa muscular
Emagrecedor
Ajuda no trânsito intestinal
Melhora o humor
Cicatrizante
Auxiliar na TPM
SAIBA MAIS:
Suas produções produziram excelentes resultados quando utilizados no tratamento de bronquites, tosse e coqueluche.
Consumido in natura.
A polpa e a parte carnosa da casca ainda podem ser aproveitadas no preparo de doces, sucos, sorvetes, geleias e licores.
Seu sabor se assemelha à jabuticaba.
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário