Fibras solúveis e insolúveis
A fibra alimentar consiste em carboidratos nas sobras de células vegetais comestíveis, polissacarídeos, lignina e substâncias associadas resistentes à digestão pelas enzimas alimentares.
Alguns exemplos são a celulose, hemicelulose, pectina, lignina, gomas, ß-glucanas, o amido resistente encontrado naturalmente em vegetais ou produzidos durante o processamento convencional de cereais, oligossacarídeos encontrados em leguminosas como a rafinose e a estaquiose, os frutooligossacarídeos, como as frutanas e inulina.
As Fibras são definidas em:
— Funcional — carboidratos não digeríveis, isolados, que exercem efeitos benéficos ao indivíduo.
— Solúvel — solúveis em água: formam géis com a água, aumentando a concentração do alimento e retardando o esvaziamento gástrico.
— Insolúvel — insolúveis em água, não são fermentáveis pelas bactérias intestinais, aumentam o volume das fezes, estimulam como agente laxativo. Os benefícios da fibra alimentar são a modificação de seus componentes que ocorrem no intestino grosso, alterando a velocidade do trânsito intestinal, sobre o pH do cólon e sobre a produção de subprodutos com importante função fisiológica.
Benefícios das fibras solúveis:
— Saciedade
— Controle do apetite
— Auxílio na formação da flora bacteriana intestinal
— Retardar a absorção de carboidratos
— Diminuição do colesterol LDL sérico
— Redução da glicemia sérica
— Prevenção de cardiopatias
— Diminui os níveis séricos de proteína C reativa ultrassensível
— Proteção contra o câncer de cólon
Benefícios das fibras insolúveis:
— Retardar o esvaziamento gástrico
— Absorva água se misturando aos alimentos no intestino grosso
— Aumento do bolo fecal
— Idade como um laxante natural
— Previne doenças como hemorróidas, prisão de ventre, diverticulite e câncer de cólon.
SAIBA MAIS:
— Consumir mais de 35 gramas de fibras por dia pode gerar problemas.
— Muita fibra faz com que os alimentos permaneçam no intestino durante um tempo muito limitado e dificultando o aproveitamento dos nutrientes.
— Pode melhorar a absorção ou acelerar a excreção de certos minerais, como zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. — Causa estresse local e intolerância intestinal, levando à formação de gases, diarreia e dores abdominais.
— Os sintomas de deficiência de fibra são formação de gases, inchaço, dores abdominais, dor de cabeça, mal-estar e alteração do humor. — Os detritos orgânicos parados e em contato com a parede do intestino podem levar a inflamação, diminuição da imunidade, infecções e até câncer.
— A quantidade diária de fibra recomendada pelos órgãos de saúde varia entre 20 a 30 gramas.
— Para crianças entre 5 e 10 anos a recomendação varia de 5 a 10 gramas diários de fibra alimentar.
Alimentos ricos em fibras: — Farelo de trigo — Aveia — Arroz integral — Feijão — Grão de bico — Ervilha — Amendoim — Linhaça — Chia, — Castanhas — Amêndoa — Pimentão — Brócolis, — Couve-flor — Palmito — Cenoura — Beterraba — Milho — Folhas verdes — Frutas secas — Goiaba — Ameixa — Maçã — Laranja — Banana
Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...
Comentários
Postar um comentário