Os figos têm sido associados a uma série de benefícios à saúde, incluindo:
• Melhora da digestão: O alto teor de fibras dos figos pode ajudar a promover a regularidade intestinal e prevenir a constipação.
• Redução do risco de doenças cardíacas: fonte de fibras, potássio e magnésio, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
• Controle do açúcar no sangue: têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles não causam um aumento repentino nos níveis de açúcar no sangue. Isso os torna uma boa escolha para pessoas com diabetes.
• Aumento da saúde óssea: contém cálcio e magnésio, que são importantes para a saúde óssea.
• Prevenção do câncer: Os seus antioxidantes podem ajudar a proteger as células contra danos que podem levar ao câncer.
• Melhora da saúde da pele: podem auxiliar na melhora da saúde da pele, reduzindo rugas e manchas senis.
• Aumento da energia: boa fonte de açúcares naturais, que podem ajudar a aumentar os níveis de energia.
Os figos podem ser apreciados frescos, secos ou transformados em conservas, compotas ou geleias. Eles podem ser adicionados a iogurtes, cereais, saladas ou sanduíches. Os figos secos também podem ser usados como um lanche saudável.
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário