Pular para o conteúdo principal

Agorofobia

                                                         
         Fobia é definida como um medo excessivo e inadequado de um objeto ou situação que não é real á possibilidade de perigo envolvido, podendo afetar sua vida diária.
      A agorofobia é uma ansiedade que aparece desde uma simples possibilidade de ter de participar de algumas situações ou locais, até a dificuldade de enfrentá-las, onde escapar pode ser difícil e sem uma ajuda imediata, o indivíduo pode passar mal.
     Esse caso da ansiedade antecipatória pode levar à fuga dessas situações, causadoras de Ansiedade como: estar sozinho fora de casa ou estar sozinho em casa; envolto a uma multidão; viajar de automóvel, ônibus ou avião e até estar em uma ponte ou elevador.
     O agorafobico não teme situações, mas tem medo de sentir sensações corporais de ansiedade ou crises de pânico, o medo de ter medo é considerado a sua característica fundamental.
     O fóbico social pode até ir enfrentar situações, e estar no meio de um grande público, apesar de querer passar despercebido, enquanto que o agorafobico não vai se locomover até o local, antecipando as sensações de medo.
Fatores de Risco:
É muito provável que exista alguma vulnerabilidade biológica ou genética para certos transtornos, entretanto não existem estudos conclusivos para transtornos como a agorafobia e fobia social.
Existem as teorias do condicionamento aversivo ou experiência desagradável que possam desencadear o processo. A outra é a educação, onde pais superprotetores criam filhos chamando muito sua atenção para os perigos da vida.
SINAIS E SINTOMAS:
ü  Medo de sair.
ü  Pânico de se manifestar em público.
ü  Tremores.
ü  Agitação.
ü  Hiperventilação.
ü  Palpitações.
ü  Sudorese.
ü  Tonturas.
O DSM-IV recomenda como critérios para o diagnóstico da Agorafobia o seguinte:
1 - Ansiedade acerca de estar em locais ou situações de onde possa ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou onde o auxílio pode não estar disponível, na eventualidade de ter um Ataque de Pânico inesperado ou predisposto pela situação, ou sintomas tipo pânico. Os temores agorafóbicos tipicamente envolvem agrupamentos característicos de situações, que incluem: estar fora de casa desacompanhado; estar em meio a uma multidão ou permanecer em uma fila; estar em uma ponte; viajar de ônibus, trem ou automóvel.
2 - As situações são evitadas (por ex., viagens são restringidas) ou suportadas com acentuado sofrimento ou com Ansiedade acerca de ter um Ataque de Pânico ou sintomas tipo pânico, ou exigem companhia.
3 - A Ansiedade ou esquiva agorafóbica não é mais bem explicada por outro transtorno mental, como Fobia Social (por ex., a esquiva se limita a situações sociais pelo medo do embaraço), Fobia Específica (por ex., a esquiva se limita a uma única situação, como elevadores), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (por ex., esquiva à sujeira, em alguém com uma obsessão de contaminação), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (por ex., esquiva de estímulos associados com um estressor severo) ou Transtorno de Ansiedade de Separação (por ex., esquiva a afastar-se do lar ou de parentes).
SAIBA MAIS:
Estudos indicam, porém, que depressão, pânico, ansiedade e fobia social são distúrbios que acometem mais o sexo feminino.
O diagnóstico diferencial para se distinguir os quadros de Agorafobia, Fobia Social, Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade de Separação pode ser difícil, uma vez que todas essas condições caracterizam-se pelo afastamento de situações específicas.
Clinica e terapeuticamente falando, entretanto, essa dificuldade parece não ter a mínima importância, devido ao fato do tratamento médico-psiquiátrico ser, basicamente, o mesmo para todos os casos.
Em alguns casos, podem ocorrer períodos de melhora, mas em muitos deles a evolução é crônica, sem períodos de remissão, e o quadro pode agravar-se com o uso de álcool e benzodiazepínicos.
Sintomas fóbicos e ansiedades antecipatórias persistentes devem ser abordados pela terapia.
Acompanhamento tanto do psicólogo e do psiquiatra em um trabalho conjunto são cruciais para um melhor resultado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atemoia Fruta híbrida obtida do cruzamento da pinha com a cherimoia, da mesma família da Graviola (anonáceas), é um alimento funcional e bioativo com potencial na prevenção e combate a diversas doenças. Tabela de Nutrientes em porção de 100g: Calorias 97 kcal Proteína 1,0g Carboidratos 25,0g Lipídeos 0,2g Fibras 2,2g Vitaminas e minerais: Vitamina B1 0,1mg Vitamina B2 0,1mg Vitamina B3 1,6mg Vitamina B6 0,1mg Vitamina C 10,2mg Cálcio 23,0mg Fósforo 23,4mg Manganês 0,2mg Magnésio 25,0mg Ferro 0,2mg Potássio 300,0mg Cobre 0,2ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antitumoral Antioxidante Antigripal Regulador da pressão arterial Cicatrizante Atua no sistema imunológico Reduz colesterol ruim Auxilia na glicemia sérica Energético Atua na artrite e artrose SAIBA MAIS: Possui compostos fenólicos, como a epicatequina, tocoferóis e ácidos graxo. Sua casca contém a maior quantidade de compostos bioativos, com poderosa ação anticanc

CENOURA

Raiz tuberosa de nome cientifico Daucus Carota, da família Apiaceae a mesma da salsa, aipo e o coentro, de origem Asiatico-européia. Tabela Nutricional em porção de 100g: Calorias 35,0kcal Proteínas 1,3g Carboidratos 7,7g Lipídios 0,2g Fibras 3,3g Vitaminas e minerais: Vitamina A 14,500 UI Vitamina B2 30,0mcg Vitamina B3 0,3 mg Vitamina C 27,0 mg Vitamina K 5,0 mg Cálcio 22,0mg Fósforo 27,0mg Potássio 315,0mg Ferro 0,2mg Magnésio 11,2mg Manganês 0,1mg Enxofre 22,0mg Cobre 0,1ug Zinco 0,2mg Benefícios: Antioxidante Auxilia a saúde da pele e cabelos Antitumoral Redutor do colesterol sérico Emagrecedor Atua na melhora do transito intestinal Melhora a saúde dos olhos Antiviral Aumenta a fertilidade do homem Antiage SAIBA MAIS: Rica em betacaroteno e com melhor absorção quando cozidas. Possui o alfa-caroteno, antioxidante parcialmente convertido em vitamina A. Outro antioxidante presente é a luteína que auxilia na saúde dos olhos. O licopeno

Ácido linolênico

É um ácido graxo do tipo poli-insaturado, do tipo essencial, pois não é produzido pelo nosso organismo, também conhecido como ômega 6 e encontrado principalmente em óleos vegetais de cártamo, prímula, soja, milho e girassol. Quando ingerido o ácido linoleico é convertido em ácido gama linoleico e posteriormente transformado no ácido graxo araquidônico. Quando se fala em ômega 6, deve-se destacar também a importância de se manter determinada proporção entre os diferentes integrantes da mesma família, apesar de possuir funções importantíssimas , não é conveniente que haja excesso do mesmo. Principais benefícios: - Redução de agregabilidade plaquetária - Diminuição da viscosidade sanguínea - Controle de triglicerídeos - Inibição de migração e proliferação de células musculares lisas - Restrição de citocinas e moléculas de adesão - Influência sobre canais iônicos - Aumento no limiar para fibrilação ventricular - Redução de dano isquêmico - Melhora da função endotelial - A