Os ácidos graxos contribuem para a formação de gorduras saturadas, insaturadas, poli insaturadas e trans. Existem dois tipos que o organismo não consegue sintetizar que são do grupo essencial, o linoleico e alfa-linolenico.
Sua ausência na dieta pode acarretar em alguns problemas de saúde, enquanto sua presença apresenta vantagens no crescimento muscula, nas articulações e ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Outros benefícios:
- Atua na produção energética
- Auxilia na imunidade
- Colabora no desenvolvimento cerebral e da retina
- Equilibra o humor
- Ajuda na produção hormonal
- Melhora funcionamento renal
- Atenua dores e inflamações
- Atua nas transmições neurais
- Contribui para a saúde da pele, unhas e cabelos
SAIBA MAIS:
Sinais e sintomas físicos da deficiência ou desequilíbrio de ácidos graxos essenciais:
- Caspa
- Pele ressecada
- Irritação
- Unhas quebradiças
- Dificuldade cicatricial
- Aumento da micção
- Olhos secos
Patologias associadas à deficiência ou desequilíbrio:
- Artrite
- Depressão
- Diabetes
- HAS
- Vasculocardiopatias
- Déficit de atenção
- Lupus
- Fadiga
- Psicopatologias
Alimentos ricos em porção inatura:
Salmão
Sardinha
Azeite
Oleo de Dende
Abacate
Manteiga
Queijo minas
Ovo
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário