Fruto do Urucuzeiro, de nome científico Bixa orellana, da família das Bixaceae, originária da América tropical, são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras.
Nomes Populares: Urucum, Achicote, Achiote, Achote, Bija, Bixa, Colorau, Orucú, Tintória, Uru-uva, Urucú, Urucú bravo, Urucú da mata, Urucuuba e Urucuzeiro.
Tabela Nutricional em porção de 100g:
Calorias 282,0 kcal
Proteínas 14,0g
Carboidratos 54,0g
Lipídios 12,9g
Fibras 34,9g
Vitaminas e minerais:
Vitamina B1 0,3mg
Vitamina B2 1,2mg
Vitamina B3 10,1mg
Vitamina B5 2,2mg
Vitamina B6 2,1mg
Vitamina C 0,9mg
Vitamina E 29,1mg
Vitamina K 0,1mg
Cálcio 230,0mg
Potássio 228,0mg
Ferro 21,1mg
Magnésio 178,0mg
Manganês 1,6mg
Fósforo 314,0mg
Selênio < 0,1mg
Cobre 0,7ug
Zinco 4,3mg
Benefícios:
Protetor cardo vascular
Cicatrizante
Antimicrobiano
Antioxidante
Regulador intestinal
Antihemorroidário
Antitumoral
Antiage
Anti-inflamatório
Auxilia na digestão
Emagrecedor
Vermífugo
SAIBA MAIS:
Rico em tocotrienois, que limitam a produção do LDL pelo fígado.
Sua cor são carotenoides chamados de bixinas.
Outro carotenoide encontrado é a norbixina, que possui papel antimutagênico em células saudáveis expostas às células cancerígenas e radicais livres.
Possui ainda zeaxantina, b-caroteno, luteolin, isoscutelareína, geranil e acido gálico.
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário