Romã
Fruto de nome científico Punica granatum da família Punicaceae, originária da Pérsia (IRÃ) possui casca coriácea e sua parte comestível é adocicada de coloração vermelho granada com filme ou tegumento gelatinoso que reveste as numerosas sementes divididas em arranjos.
Tabela Nutricional em porção de 100g:
Calorias 117 kcal
Proteína 2,4g
Carboidratos 26,4g
Lipídios 1,6g
Fibras 5,6g
Vitaminas e minerais:
Vitamina B1< 0,1mg
Vitamina B11< 0,1mg
Vitamina B2< 0,1mg
Vitamina B3 0,4mg
Vitamina B5 0,5mg
Vitamina B6 0,1mg
Vitamina C 14,4mg
Vitamina E 0,8mg
Vitamina K< 0,1 mg
Cálcio 14,1 mg
Cobre 0,2 mg
Ferro 0,4mg
Magnésio 16,9 mg
Manganês 0,2 mg
Fósforo 50,8 mg
Potássio 332,8 mg
Selênio< 0,1 mg
Zinco 0,5 mg
Benefícios:
Antioxidante
Antitumoral
Diurético
Hipotensor
Antiinflamatório
Melhore a saúde bucal
Regulador intestinal
Auxilia no colesterol sérico
Melhora a saúde dos cabelos e da pele
SAIBA MAIS:
Contem peletierina e a pseudo-peletierina, alcaloides com propriedades antiparasitárias.
Possui taninos elágicos que atuam contra Staphylococcus aureus, Clostridium perfinges e contra o vírus Herpes simplex II, responsável pelo herpes genital.
O chá de romã é utilizado em infecções da boca e garganta.
As cascas do fruto são ricas em taninos elágicos e compostos de ácido gálico, flavonoides glicosilados e antocianinas.
Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios repetidos ou alternados de mania e depressão, estando sujeito a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Essa doença acomete cerca de 1,6% da população mundial e ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família, podendo ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais. Indivíduos com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito, as situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo. Saber lidar com as situações extremas é quase decisivo e a maior dificuldade: o bipolar quase nunca percebe quando está hiperagitado. Quando percebe, recusa-se a aceitar o fato, e pior, tanto num caso quanto no outro, gosta de estar eufórico. Resiste firmemente a tomar medicamentos; abusa de drogas e álcool; gasta suas ...
Comentários
Postar um comentário