Cacau
Fruto da árvore Theobroma cacao, é uma perenófila pertencente à família Malvaceae originária da Bacia do Rio Amazonas.
É a principal matéria-prima do chocolate, feita por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro.
Tabela Nutricional em porção de 100g da fruta:
Calorias 74,3kcal
Proteínas 1,0g
Carboidratos 19,4g
Lipídios 0,1g
Fibras 2,3g
Vitaminas e minerais:
Vitamina B1 0,3mg
Vitamina C 13,0mg
Cálcio 12,1mg
Fósforo 9,3mg
Magnésio 24,3mg
Ferro 0,3 mg
Selênio 14,2mcg
Potássio 71,6mg
Cobre 0,2ug
Zinco 0,6mg
Sódio 0,7mg
Benefícios:
Antioxidante
Antitrombótico
Protetor Cardiovascular
Redutor de colesterol sérico
Antianêmico
Atua na cognição e memória
Regulador intestinal
Antidepressivo
Auxiliar na TPM
Antiinflamatório
Melhora o humor
Anti-envelhecimento
SAIBA MAIS:
Rico em feniletilamina que estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar.
A teobromina apresenta na fruta funciona como bronco dilatador e vasodilatador.
Outra substância encontrada são os flavonoides que atuam no combate aos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea.
Cuidado, pois ele possui ácido oxálico substância que diminui a ingestão de cálcio no intestino.
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário