Limão
Fruto de nome científico Citrus limon da família Rutaceae, originário do Sudeste da Ásia, as variedades de limão mais conhecidas são:
Galego — pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara. Siciliano — grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego Cravo — parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte Taiti — tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.
Tabela Nutricional em porção de 100g:
Calorias 29,0kcal
Proteína 1,1g
Carboidratos 9,3g
Lipídios 0,3g
Fibras 2,8g
Vitaminas e minerais:
Vitamina B1 <0,1mg
Vitamina B2 <0,1mg
Vitamina B3 0,1mg
Vitamina B5 0,2mg
Vitamina B6 <0,1mg
Vitamina B11 <0,1mg
Vitamina C 53,0mg
Vitamina E 0,1mg
Cálcio 26,0mg
Ferro 0,6mg
Potássio 138,0mg
Fósforo 16,0mg
Magnésio 8,0mg
Manganês <0,1mg
Cobre <0,1mg
Zinco <0,1mg
Selênio <0,1mg
Benefícios:
Antioxidante
Antitumoral
Aumenta a imunidade
Anti-inflamatório
Ansiolítico
Cicatrizante
Auxiliar na digestão
Melhora a saúde bucal
Antiidade
Antigripal
Antiviral
Antianêmico
SAIBA MAIS:
Atua na produção de colágeno.
Ajuda no estímulo das glândulas salivares mantendo a mucosa bucal lubrificada e reduzindo a halitose.
Possui naringenina, um flavonóide que melhora os níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como a redução da resistência à insulina.
Obesidade A obesidade tem como causa a ingestão de alimento maior do que o organismo pode metabolizar, levando ao acúmulo na forma de gordura em reserva corporal. O método mais utilizado no meio científico para a classificação de obesidade é o IMC (índice de massa corpórea) que corresponde ao peso dividido pela altura vezes altura. A classificação do IMC é feita da seguinte maneira: 20 a 25 (peso ideal), 25 a 30 (sobrepeso), 30 a 35 (obesidade moderada ou grau 1), 35 a 40 (obesidade importante ou grau 2), 40 a 50 (obesidade mórbida ou grau 3), mais de 50 (obesidade severa). Pessoas com obesidade mórbida têm mais chance de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, infarto, cálculos de vesícula, trombose, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar, assim como maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para evitar esses problemas, está ocorrendo uma popularização das cirurgias bariátricas, conhecidas como cirurgias de redução do estômago, às vezes até sem indi...
Comentários
Postar um comentário